Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A empresa de transporte Uber fechou uma parceria com a Nasa para criar uma frota de táxis voadores

Compartilhe esta notícia:

Empresa inclui Los Angeles na lista de cidades onde o uberAIR será testado. (Foto: Divulgação)

O Uber anunciou nesta quarta-feira (8)  um acordo com a Nasa, a agência espacial norte-americana, para desenvolver sistemas de controle de tráfego aéreo para táxis aéreos. O anúncio foi feito pelo diretor de produtos da companhia, Jeff Holden, no palco da conferência Web Summit, em Lisboa.

“Esse é exatamente o tipo de parceria que precisamos para tornar o uberAIR uma realidade”, disse Holden, sobre a Nasa.

Os planos de criação de uma frota de táxis voadores foram apresentados em abril. Batizado como uberAIR, o projeto está previsto para começar a ser testado em 2020, nas cidades de Dallas e Dubai. No anúncio, Holden afirmou que Los Angeles também entrou na lista.

O Uber já havia fechado parcerias com fabricantes de aviões, incluindo a brasileira Embraer, mas é a primeira vez que um acordo é formalmente fechado com uma agência federal norte-americana, o que pode facilitar as aprovações necessárias.

O acordo faz parte do “Space Act Agreement“ da Nasa, um consórcio de empresas do setor aeronáutico criado para garantir operações seguras e eficientes de táxis e outros pequenos veículos aéreos não tripulados em baixas altitudes.

Conhecida pelo trânsito caótico, Los Angeles é o campo de testes ideal para o novo projeto. Holden estima que viagens do aeroporto de Los Angeles ao Staples Center, durante o horário do rush, levaria menos de 30 minutos, contra 1h20min de carro. A projeção é que os custos aos passageiros sejam similares aos do serviço UberX.

O objetivo da companhia é criar um novo método de transporte rápido e barato, que esteja funcionando “muitos anos antes” dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Serviço de táxi com drones

Dubai exibiu um voo do que disse será em breve o primeiro serviço de táxi de drone do mundo, dentro do ambicioso plano da cidade dos Emirados Árabes Unidos para liderar a inovação no mundo árabe. O táxi voador desenvolvido pela empresa de drones alemã Volocopter se assemelha a um pequeno helicóptero de dois lugares e 18 hélices. O aparelho não tinha tripulação no voo de teste.

Produzido para funcionar sem controle remoto e com duração máxima de 30 minutos, o táxi voador vem com abundância de sistemas de segurança em caso de problemas: baterias reservas, rotores e, para o pior dos casos, um par de paraquedas.

A Volocopter está em uma corrida com mais de uma dúzia de empresas europeias e norte-americanas bem financiadas para criar uma nova forma de transporte urbano, resultado do cruzamento de um carro elétrico autônomo e uma aeronave de decolagem e pouso vertical.

Entre os concorrentes estão a gigante aeroespacial Airbus, que pretende apresentar um táxi voador até 2020; a Kity Hawk, apoiada pelo cofundador do Google, Lary Page; e a Uber.

A Volocopter realizou seu primeiro voo teste em uma cerimônia organizada para o príncipe de Dubai, Sheikh Hamdan bin Mohammed.

Os Emirados Árabes Unidos procuram se distinguir em uma região mergulhada em guerras e conflitos como uma sociedade de alta tecnologia e do futuro.

O país planeja enviar uma sonda não tripulada para Marte até 2021, a primeira missão do mundo árabe no espaço, e Dubai, de muitas maneiras, liderou sua marcha para o futuro, introduzindo os primeiros protótipos de metrôs autônomos e policiais robôs da região.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O hotel de luxo que serve de prisão para os príncipes da Arábia Saudita que são acusados de corrupção
Prefeita ostentação: Imprensa internacional destaca a busca por brasileira acusada de corrupção
https://www.osul.com.br/empresa-de-transporte-uber-fechou-uma-parceria-com-nasa-para-criar-uma-frota-de-taxis-voadores/ A empresa de transporte Uber fechou uma parceria com a Nasa para criar uma frota de táxis voadores 2017-11-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar