Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Empresa recomenda cuidados no uso de sistemas de calefação

Compartilhe esta notícia:

Adaptações amadoras podem causar acidentes. (Foto: Divulgação)

Os sistemas de calefação de ambiente a gás liquefeito de petróleo (GLP), utilizados principalmente no Sul do país, são muito úteis para garantir o conforto nos meses de inverno. Sua praticidade está ligada principalmente ao fato de serem capazes de aquecer ambientes inteiros, como salas e quartos.

A Liquigás Distribuidora, empresa que fornece GLP para mais de 8 milhões de famílias todos os meses, ressalta, no entanto, que certos cuidados são necessários para que o sistema realize sua função adequadamente em totais condições de segurança.

“Investir em um sistema de calefação proporciona conforto e charme. Além de aquecer o ambiente, o sistema de calefação pode ser praticamente invisível, uma vez que sistemas de aquecimento de piso radiante ficam escondidos abaixo do piso, não comprometendo a decoração”, explica Elcio Augusto Rocha Sarti, gerente geral de Instalações e Manutenção em Clientes da Liquigás Distribuidora.

A calefação funciona por meio do aquecimento de água: o calor do líquido é transferido para o ambiente e, como o ar quente tende a ir para o alto, todo o cômodo é aquecido. Mas é importante os usuários ficarem atentos para o fato de que temperaturas muito elevadas podem deixar o ar rarefeito e isso pode levar as pessoas a sentirem falta de ar, dificuldade de respirar e tonturas.

Também é Importante ressaltar a importância de não se adaptar sistemas de calefação ou instalar sistemas irregulares. Contratar uma empresa de confiança é o segredo para evitar instalações mal feitas que possam causar problemas no futuro. “Um dos principais riscos é a queima gerar gases tóxicos, como o monóxido de carbono, que pode levar à morte por asfixia. O uso de um equipamento em más condições também representa risco potencial de incêndios”, comenta Sarti.

Veja algumas dicas para o bom funcionamento dos sistemas de calefação a gás:

Instalação:

Cuidados com a instalação devem ser redobrados: o ambiente deve ser ventilado para que haja circulação do ar e renovação do mesmo.

Manutenção:

Um equipamento corretamente regulado apresenta chamas da queima de coloração azul. Chamas amareladas podem indicar que o sistema de queima está desregulado ou precisando de manutenção.

As tubulações por onde passam o gás e a água quente, devem estar em boas condições de conservação e protegidos de batidas. Os registros e as conexões devem estar sempre em perfeito estado de conservação e funcionamento, e havendo indicações de que o registro esteja “dando passagem” quando fechado, os mesmos devem ser substituídos imediatamente, principalmente se forem na rede de gás.

É recomendável fechar os registros de gás do aparelho em caso de longos períodos sem uso.

Evitar utilizar a potência máxima de aquecimento, pois o ar muito quente pode causar tonturas nos ocupantes do imóvel.

Se possível, tenha em casa um detector de gás (vendido em lojas de ferragens).

Periodicamente, devem ser feitas vistorias das condições de queima, exaustão e limpeza dos equipamentos.

Suspeita de vazamento:

Não utilize fósforos ou isqueiros para detectar vazamentos nos equipamentos ou instalações. Se houver suspeita de vazamento, não acenda luzes nem ligue equipamentos elétricos para não correr o risco de gerar faíscas.

Uma alternativa bastante prática e segura para detectar vazamentos é colocar água com sabão sobre o local, verificando se ocorre a formação de bolhas.

Se sentir cheiro de gás, abra as janelas e portas, e feche os registros de gás do aquecedor e do fogão a gás.

Se não for possível identificar o vazamento ou se o cheiro persistir, abandone o local e chame os bombeiros.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Governador do Rio Grande do Sul visita a STIHL
ASDEP quer propor medidas ao parcelamento dos salários por parte do Governo
https://www.osul.com.br/empresa-recomenda-cuidados-no-uso-de-sistemas-de-calefacao/ Empresa recomenda cuidados no uso de sistemas de calefação 2017-09-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar