Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Empresas de tecnologia pedem que a Suprema Corte dos Estados Unidos aumente a privacidade dos celulares

Compartilhe esta notícia:

Documento afirma que os dados dos usuários são cada vez mais coletados por dispositivos digitais. (Foto: Reprodução)

As companhias apresentaram um relatório ao tribunal na noite de segunda-feira em uma disputa sobre se a polícia deveria conseguir um mandado antes de obter dados que pudessem revelar a localização do usuário de um celular.

Assinado por alguns dos principais nomes do Vale do Silício, como Apple, Facebook, Twitter, Snap e Google, da Alphabet, o documento afirma que, conforme os dados dos usuários são cada vez mais coletados por dispositivos digitais, mais medidas de proteção de privacidade são necessárias.

O caso ocorre em meio a uma crescente revisão das práticas de vigilância das agências de segurança e inteligência dos Estados Unidos e das preocupações entre parlamentares norte-americanos sobre as liberdades civis.

As empresas disseram em seu relatório que a Suprema Corte deveria esclarecer que quando se trata de dados digitais que podem revelar informações pessoais, as pessoas não devem perder proteção contra a invasão do governo “simplesmente escolhendo usar essas tecnologias”.

Segurança no Android: aprenda a proteger celular de apps maliciosos

1. Remover apps que administram o Android

Alguns aplicativos possuem recursos mais avançados para controlar ações e modificar itens no sistema do smartphone, como desligar a tela automaticamente, criar launchers personalizadas e até localizar o celular em caso de roubo.

Nesses casos, eles podem solicitar para serem marcados como “administradores do dispositivo” e, na pressa durante a instalação, você pode autorizar e acabar esquecendo que tem um aplicativo “controlando” seu smartphone. Isso pode impedir até que ele seja desinstalado no aparelho, caso ofereça bloqueio de apps ou antivírus.

Passo 1. Para gerenciar apps assim, abra o botão “Configurar” no Android e selecione a categoria “Segurança”.

Passo 2. Em seguida, encontre o item “Administradores do dispositivo”. Note que na tela seguinte serão mostrados todos os apps com essa função avançada já ativada no celular.

Passo 3. Para remover o acesso, toque em um dos aplicativos e selecione “Desativar o administrador deste dispositivo”. O aplicativo será mostrado com a caixa desativada (sem marcação).

Passo 4. Você poderá remover o app do seu aparelho, se preferir. Para isso, toque novamente no app desativado e selecione “Desinstalar app”. Confirme em “Ok”.

2. Remover permissões no Android: localização, ligações e mais

Todos os aplicativos precisam de permissões para usar recursos do Android. No entanto, você não precisa liberar todas essas autorizações, que podem colocar em risco a segurança do sistema e até sua privacidade, como registrar localização ou fazer ligações, por exemplo.

Passo 1. Para gerenciar, abra o menu “Configurar” e selecione “Aplicativos”.

Passo 2. Escolha um dos aplicativos para editar. De preferência, selecione um para o qual você não quer fornecer muitos dados. Toque na categoria “Permissões”.

Passo 3. Note que a listagem de permissões solicitadas pelo aplicativo será mostrada. O app não precisa manter todas ativadas. Para isso, desative tocando na chave em cada item. Deixe na posição “cinza” para desligado e “verde” para ativado. A mudança é salva automaticamente.

3. Remover acesso de uso

Outro tipo de permissão especial para controlar funções no Android pode ser encontrado em “Acesso de uso”. Com isso, o app coleta dados do smartphone e de uso, como outros aplicativos que você utiliza, operadora, configurações de idioma e mais informações e ações.

Passo 1. Para impedir, toque no botão “Configurar” e selecione “Segurança”.

Passo 2. Encontre a opção “Apps com informações de uso” e em seguida veja a lista de todos os itens ativados no celular. Toque no app que deseja desativar essa permissão especial.

Passo 3. Por fim, desative a chave ao lado de “Permitir acesso de uso” trocando da posição verde (ligado) para cinza (desligado).

tags: segurança

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

EUA veem “excesso” de candidatos republicanos
Polícia Federal investiga os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em obras no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/empresas-de-tecnologia-pedem-que-suprema-corte-dos-estados-unidos-aumente-privacidade-dos-celulares/ Empresas de tecnologia pedem que a Suprema Corte dos Estados Unidos aumente a privacidade dos celulares 2017-08-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar