Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Empresas estatais já abriram mão de 37 mil funcionários em dois anos

Compartilhe esta notícia:

Grupo desviava 14 milhões de litros de combustíveis por ano (Foto: Reprodução)

A onda de demissões chegou também nas estatais. Diante das limitações legais para promover o corte de pessoal, as empresas públicas estão recorrendo a  Planos de Demissão Voluntária  (PDV) ou a programas de aposentadoria incentivada para enxugar a folha e, assim, tentar aliviar o caixa. Um levantamento feito a partir de informações do Ministério do Planejamento e das próprias empresas mostra que os programas de desligamento lançados tiveram a adesão de 37.626 funcionários em 11 estatais entre 2015 e 2016.

E o número deve aumentar. Alguns dos programas seguem com inscrições abertas e estatais como Caixa Econômica Federal, Correios e Eletrobras já anunciaram que lançarão novos PDVs que, juntos, podem representar mais de 22 mil cortes adicionais.

Em tempos de recessão e rombo recorde nas contas públicas, o governo tem incentivado esses programas, até mesmo para tentar afastar a necessidade de aporte federal em empresas em dificuldades financeiras. Segundo o Ministério do Planejamento, entre 2015 e 2016, foram autorizados planos de desligamento incentivados em estatais com previsão de alcance de 38.512 funcionários. A Petrobras, que não precisa de aval da pasta para anunciar esse tipo de programa, lançou um PDV para um público-alvo de 12 mil empregados no ano passado e conseguiu a adesão de 11.720 (98%).  (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Presidente Michel Temer entrega, no RS, 61 ambulâncias e anuncia intenção de construir presídio federal de segurança máxima no Estado
A inteligência americana acredita que o líder norte-coreano tenta ocultar o seu arsenal
https://www.osul.com.br/empresas-estatais-ja-abriram-mao-de-37-mil-funcionarios-em-dois-anos/ Empresas estatais já abriram mão de 37 mil funcionários em dois anos 2017-01-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar