Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Encontrada uma tartaruga gigante de galápagos considerada extinta há um século

Compartilhe esta notícia:

Chelonoidis phantasticus, própria da ilha Fernandina, é uma das 15 espécies de tartarugas gigantes de Galápagos. (Foto: Reprodução)

Um exemplar de uma das espécies endêmicas de tartaruga gigante do arquipélago equatoriano de Galápagos, considerada extinta há um século, foi encontrada em uma expedição na Ilha Fernandina, informou na terça-feira (19) o ministro do Meio Ambiente, Marcelo Mata.

“A expedição liderada por @parquegalapagos e @SaveGalapagos, localizaram um exemplar da espécie da tartaruga Chelonoidis phantasticus, que se acreditava estar extinta há mais de 100 anos”, postou Mata, em sua conta no Twitter.

Mata não deu mais detalhes sobre a descoberta da tartaruga pela equipe do PNG (Parque Nacional de Galápagos) e da Galapagos Conservancy, sediada nos EUA, que apoia a preservação das ilhas encantadas no Pacífico equatoriano.

A Chelonoidis phantasticus, própria da ilha Fernandina, é uma das 15 espécies de tartarugas gigantes de Galápagos, das quais já desapareceram exemplares da Chelonoidis spp (ilha Santa Fe) e da abigdoni (Pinta).

Galápagos faz parte da reserva da biosfera e serviu para que o naturalista inglês Charles Darwin desenvolvesse a teoria sobre a evolução das espécies.

As tartarugas gigantes chegaram há três ou quatro milhões de anos à região vulcânica de Galápagos. Acredita-se que as correntes marinhas dispersaram seus exemplares ao redor das ilhas, e foi assim que 15 espécies diferentes foram criadas — das quais no momento dois estão formalmente extintas —, cada uma adaptada ao seu território.

O outro lugar no mundo onde sobrevive outra espécie de tartaruga gigante terrestre é a ilha Aldabra, no Oceano Índico. As tartarugas galápagos têm variantes genéticas ligadas à reparação do DNA, com poder de cura que lhes permite ter vida longa, de acordo com o Parque Nacional de Galápagos.

Como chegar

O arquipélago de Galápagos, formado por 58 ilhas, pertence ao Equador e está situado no oceano Pacífico, a cerca de mil quilômetros da costa. Para chegar a Galápagos, no Equador, saindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o turista pode voar para Lima/Quito/Guayaquil/Baltra ou Lima/Guayaquil/Baltra. Também há voos para o aeroporto de Sán Cristobal. Ao chegar ao Equador, antes de embarcar para Galápagos, é preciso ir a um guichê específico e pagar uma taxa por pessoa. Chegando às ilhas, paga-se outra taxa.

Em 1959 as ilhas se tornaram parque nacional e em 1978 foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Em 1985 virou também uma reserva marinha protegida. Tubarões, iguanas, aves e lobos-marinhos estão por todo canto e para conviver pacificamente com eles é preciso seguir algumas regras: não alimentá-los e não chegar a menos de dois metros de distância são algumas delas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Segurança Pública anuncia pacote de medidas para o Sistema Prisional
O IPVA, o DPVAT e até mesmo as multas já podem ser financiados no cartão de crédito
https://www.osul.com.br/encontrada-uma-tartaruga-gigante-de-galapagos-considerada-extinta-ha-um-seculo/ Encontrada uma tartaruga gigante de galápagos considerada extinta há um século 2019-02-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar