Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Enem 2017 tem iluminismo, futurismo, Belo Monte, Aristóteles e participação da mulher na política

Compartilhe esta notícia:

Estudantes chegaram mais cedo para não perder abertura dos portões. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017 teve questões de humanidades com muita carga de leitura e exigiu dos candidatos conhecimentos de história, geografia, filosofia e sociologia da Antiguidade até atualidades como a usina de Belo Monte, na Região Norte do Brasil.

Entre as correntes de pensamento que caíram na prova de ciências humanas estão os princípios do iluminismo e o Manifesto Futurista. Houve ainda três pensadores gregos citados na prova: Aristóteles e o seu conceito que relaciona o “sumo bem” e a organização das polis”,

A prova ainda cobrou “controle dos meios de comunicação no Estado Novo”, relação do avanço tecnológico com a publicidade, a prova também trouxe item sobre um artigo da Constituição sobre proteção às terras indígenas.

Em linguagens, alguns dos escritores e artistas citados foram Clarice Lispector, Chico Buarque, Paulo Leminski e Racionais MC, com a canção “Fim de semana no parque”. Alguns dos temas que apareceram na prova foram violência doméstica, o vírus HPV e uma questão sobre como os brinquedos impactam a vida das crianças, dando como exemplo a boneca Barbie e o fato de sua cintura não ser capaz de conter um rim de um ser humano de tamanho normal.

Redação

O tema da redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Segundo professores ouvidos sobre a prova, a abordagem específica dos surdos – e da formação educacional dos surdos – pode ter deixado muitos candidatos assustados, mas as chaves para fazer uma boa prova são não esquecer de falar especificamente da educação, não abordar genericamente todas as deficiências e focar a proposta de intervenção na inclusão.

No Twitter, quem acompanhava o debate sobre os possíveis temas ficou frustrado, já que a principal aposta era que a redação fosse tratar de homofobia.

Especialistas em educação de surdos sugerem argumentos para o texto. professor Everton Pessôa de Oliveira, tradutor-intérprete de Libras-português, entre outros pontos, lembra que há escolas particulares que negam a matrícula de crianças surdas ou cobram taxas extras da família para que seja contratado um professor bilíngue ou intérprete.

Correção

A correção é feita por meio de um sistema de reconhecimento, no qual a FGV (Fundação Getulio Vargas) e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta. O mesmo vale para a folha de redação. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.

O processo de correção é feito tanto pela Cesgranrio quanto pelo Inep, para conferência. As redação são corrigidas pela Vunesp (Fundação para Vestibular da Universidade Estadual Paulista). O Inep, já com as notas da redação repassadas pela Vunesp e os resultados das questões objetivas, processa o resultado, dando origem ao Boletim de Desempenho, que será disponibilizado aos participantes em 19 de janeiro de 2018.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ao ser questionado sobre a possibilidade de Lula ser candidato a presidente em 2018, ministro do Supremo diz que não tem sentido um candidato com denúncia concorrer
O primeiro dia de provas do Enem teve 30% de abstenção. Outros 273 candidatos foram eliminados
https://www.osul.com.br/enem-2017-tem-iluminismo-futurismo-belo-monte-aristoteles-e-participacao-da-mulher-na-politica/ Enem 2017 tem iluminismo, futurismo, Belo Monte, Aristóteles e participação da mulher na política 2017-11-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar