Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Entenda como são escolhidas as promoções da Black Friday

Compartilhe esta notícia:

Para driblar o risco, algumas estratégias podem ser adotadas para evitar que você compre itens desnecessários e se endivide. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Levantamento feito pelo site comparador de preços Zoom mostra que nem sempre os produtos que os consumidores planejam comprar ganham descontos na Black Friday. Os celulares, por exemplo, que foram a categoria mais buscada no site um mês antes da Black Friday do ano passado, não apareceram entre as categorias com maior média de descontos durante o evento. E a média de desconto do produto foi de 1%.

De acordo com Edu Neves, CEO Brasil do Reclame Aqui, o varejista brasileiro tem o costume de colocar em promoção os modelos de produtos mais antigos e deixar o modelo novo com o mesmo preço sugerido pelo fabricante. Aí o varejo aproveita para vender o que está encalhado no estoque, impulsionado pelo lançamento de um modelo mais avançado. Isso acontece muito com smartphones e TVs, segundo ele.

“Saiu o iPhone X, o preço em todos os sites é igual ao do fabricante, mas o iPhone 8 está mais barato. O varejista vende mais o que está encalhado”, explica.

Para Neves, se o consumidor deixasse de comprar o produto mais antigo, os lojistas poderiam passar a colocar o modelo novo em promoção.

Negociação com fabricantes

Para Ricardo Bove, fundador do site www.blackfriday.com.br, o consumidor precisa entender que no Brasil os varejistas decidem com os fabricantes o que vai ter desconto. “No caso dos eletrônicos, dificilmente você vai conseguir grandes descontos em lançamentos, mas sim no que já está há mais tempo no mercado. A linha intermediária, entre os mais antigos e os mais novos, lançada há 6 ou 8 meses, traz produtos muito bons e é possível conseguir descontos mais relevantes”, afirma.

Segundo Pedro Guasti, diretor de relações Institucionais da Ebit|Nielsen, é importante para os varejistas conseguirem boas negociações com fornecedores e fabricantes, mas nem sempre todos os produtos estão disponíveis para desconto. “Geralmente os grandes descontos são para produtos que estão no mercado há um certo tempo, há um ou dois anos, e nesse caso o desconto pode chegar a 40%”, diz. “Um desconto de 20% a 30% para uma TV de R$ 1,5 mil é muito bom”.

Guasti explica que, para conseguir dar descontos, o varejo precisa da ajuda da indústria. “Somente o comerciante queimando margem pode levar ao prejuízo”, afirma.

Thiago Flores, CEO do Zoom, site comparador de preços e produtos, diz que não há regra que obrigue todos os produtos a terem desconto na Black Friday, a não ser que o varejista consiga uma negociação excepcional com o fornecedor.

Segundo Flores, as grandes negociações envolvem barganha de compra com os fabricantes. “Claro que há marcas que têm política de preço forte e a fabricante tem interesse em segurar o preço do produto, aí teria de ocorrer um alinhamento por estratégia de preço”, explica.

Para o CEO do Zoom, a política de preços depende muito da flexibilidade do fabricante e decisão de margem do varejista.

Ele explica que os fabricantes não querem “queimar” o produto que foi lançado, por exemplo, em setembro. “Se eles queimam o preço, passa um mês, o valor acaba se equiparando com o do modelo anterior. Essa não é a política nem a estratégia das empresas”, afirma.

10 categorias mais buscadas em outubro de 2017, segundo o Zoom:

Celular e smartphone; TV; Tênis; Notebooks; Geladeira; Fogão; Ar-condicionado; Jogos PS4; Livros; Lavadora de roupas.

10 categorias com maior média de descontos durante a Black Friday 2017 (em 24/11), segundo o Zoom:

Steamer/vaporizador de roupa: 31%; Curvador de cílios/Curvex: 21%; Grill e sanduicheira: 16%; CD: 14%; Colchão inflável: 14%; Dock station: 13%; Jogo americano: 12%; Hidratante: 12%; Vestido: 11%; Jogos PS3: 11%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A bancada evangélica na Câmara dos Deputados barra a nomeação de Mozart Ramos como ministro da Educação
Entenda o que representa o Dia de Ação de Graças para os norte-americanos
https://www.osul.com.br/entenda-como-sao-escolhidas-as-promocoes-da-black-friday/ Entenda como são escolhidas as promoções da Black Friday 2018-11-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar