Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Entenda por que namorar faz bem à saúde

Compartilhe esta notícia:

Namorar tem a capacidade de reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. (Foto: Reprodução)

Muito além dos motivos óbvios e da sensação de leveza que só quem está apaixonado conhece, namorar pode ser bom para a saúde do seu coração. Aproveitando o Dia dos Namorados, comemorado neste domingo, o cardiologista Schariff Moysés incentiva os apaixonados com a notícia.

“O amor pode, sim, prevenir problemas cardíacos. Porque, em primeiro lugar, as pessoas que têm sentimentos positivos apresentam menor mortalidade e morbidade cardiovascular. Além disso, a pessoa que ama cuida mais de si mesma, pratica exercícios físicos, se preocupa com a saúde e tem motivação. Tudo isso ajuda na hora de cuidar do coração”, explica o cardiologista.

Uma pesquisa, realizada pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revela que o abraço de alguém que se ama é melhor do que muitos remédios para a hipertensão. O gesto, que pode parecer simples, é capaz de ajudar a tensão arterial a entrar nos níveis considerados saudáveis, sem a necessidade de um medicamento.

E não para por aí: o amor ainda tem a capacidade de reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão – três fatores importantíssimos quando o assunto é a saúde cardiovascular.

Quilos a mais.
Por outro lado, uma notícia ruim para os apaixonados: casal que come junto, permanece junto, mas com alguns (vários) quilinhos a mais.

De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, um ano após começar a namorar, homens e mulheres chegam a engordar até 10 quilos.

De acordo com Adriano Segal, psiquiatra da Abeso (Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e Síndrome Metabólica), ter uma relação estável é a maior causa de ganho de peso entre os homens adultos. Para as mulheres, o principal fator é a gravidez – também ligada com casamentos.

“A pessoa, quando começa a namorar, relaxa com a aparência, porque está em uma relação estável. A tendência é deixar de cuidar tanto da imagem”, afirma Segal.

Mas não é só isso. Os hábitos alimentares também mudam. Casais tendem a ser cúmplices (e inventar juntos desculpas para comer alimentos mais calóricos).

“Casais saem mais para comer. E, quando comem fora, fazem escolhas ruins. Se a pessoa é solteira e mora com os pais, por exemplo, já tem acesso a uma comida mais caseira, que engorda menos do que comer na rua”, explica a nutricionista da Abeso Fernanda Pisciolaro.

A solução: evitar comer fora e praticar exercícios físicos. Não custa lembrar: 30 minutos de relação sexual podem queimar 160 calorias.

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Confira sinais de que você está em um relacionamento abusivo e precisa cair fora
Dia dos Namorados faz os brasileiros correrem para os aplicativos de paquera
https://www.osul.com.br/entenda-por-que-namorar-faz-bem-a-saude/ Entenda por que namorar faz bem à saúde 2016-06-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar