Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Equipe econômica do governo vê concessões precoces na proposta de reforma da Previdência

Compartilhe esta notícia:

Diante do cenário, Temer vai reforçar pessoalmente as investidas sobre aliados (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

A estratégia política de flexibilizar a reforma da Previdência antes que o texto fosse votado na comissão, para evitar uma derrota no Congresso, incomodou a equipe econômica do governo.

Na reunião de quinta-feira (06) em que as mudanças foram decididas, o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) apontou que era muito cedo para fazer concessões no texto e que a proposta corria o risco de chegar fragilizada e desfigurada ao plenário.

Michel Temer respondeu que era mais importante atingir o consenso antes da votação na comissão, o que abriria caminho para a aprovação em plenário. Segundo participantes do encontro, Temer reconheceu que a proposta do governo não seria aprovada e que uma legislação mais flexível seria melhor do que uma derrota.

Meirelles deixou a reunião contrariado. Uma placa com seu nome chegou a ser posta sobre a mesa na entrevista em que o governo explicaria as mudanças, mas ele foi substituído por Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo). Reunido com sua equipe à tarde, Meirelles adotou um discurso de apoio ao que chamou de “reforma possível” e disse que era melhor não adiar o anúncio das alterações.

A decisão de anunciar a flexibilização foi tomada na quarta-feira (05), após um monitoramento do Planalto demonstrar recuos na base aliada. O governo tinha receio de que a mudança causaria impacto no mercado financeiro, mas decidiu seguir em frente ao constatar que a expectativa de derrota seria pior.

Diante do cenário, Temer vai reforçar pessoalmente as investidas sobre aliados. No dia 17, véspera da apresentação do relatório do projeto, ele vai receber 400 deputados e economistas no Alvorada. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Entenda o debate sobre descriminalização do aborto no Supremo
A Apple se tornou a primeira empresa da história a atingir 1 trilhão de dólares em valor de mercado
https://www.osul.com.br/equipe-economica-ve-concessao-precoce-na-reforma-da-previdencia/ Equipe econômica do governo vê concessões precoces na proposta de reforma da Previdência 2017-04-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar