Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Escândalo da Petrobras faz Brasil cair sete posições em ranking global de corrupção

Compartilhe esta notícia:

Esquema de corrupção na estatal foi descoberto pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal (Foto: AFP)

O Brasil é o 76º colocado em ranking sobre a percepção da corrupção no mundo, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (27) pela organização Transparência Internacional, que analisa 168 países e territórios. O índice brasileiro foi de 38 – cinco pontos a menos do que em 2014, quando o País ficou em 69º lugar. Naquele ano, 175 países foram analisados –, ou seja, o Brasil piorou tanto sua posição quanto sua nota. Foi o pior resultado de uma nação no relatório 2015 comparando com o ano anterior.

A ONG elenca o escândalo na Petrobras, os problemas na economia e o crescimento do desemprego como alguns motivos para a deterioração do Brasil no ranking. O País divide a 76ª posição com mais seis nações: Bósnia e Herzegovina, Burkina Faso, Índia, Tailândia, Tunísia e Zâmbia.

“Não é surpreendente que o Brasil, afetado pelo maior escândalo de corrupção de sua história pelo caso Petrobras, tenha sido o país da América que mais caiu no índice este ano”, afirma a organização em um comunicado.  A Dinamarca ficou em primeiro lugar, como o país em que a população tem menor percepção de que seus servidores públicos e políticos são corruptos. A nação mais transparente registrou um índice de 91 – a escala vai de 0 (extremamente corrupto) a 100 (muito transparente).

A Transparência Internacional é referência mundial na análise da corrupção. O relatório é elaborado anualmente desde 1995, a partir de diferentes estudos e pesquisas sobre os níveis de percepção da corrupção no setor público de diferentes países. (AG)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Lei que cria a Central de Conciliação da prefeitura de Porto Alegre será sancionada nesta quarta-feira
Ministério Público do Trabalho pediu mais de 100 milhões de reais em indenizações por trabalho escravo em 2017
https://www.osul.com.br/escandalo-na-petrobras-faz-brasil-cair-sete-posicoes-em-ranking-global-de-corrupcao/ Escândalo da Petrobras faz Brasil cair sete posições em ranking global de corrupção 2016-01-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar