Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Polícia encontra 39 corpos dentro de caminhão no Reino Unido

Escolas de samba do carnaval de Porto Alegre realizam a tradicional “Descida da Borges” na noite desta sexta-feira

Evento motivará alterações no trânsito do Centro Histórico. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

Na noite desta sexta-feira, os foliões de Porto Alegre poderão matar a saudade do carnaval, com a terceira edição da “Descida da Borges”, no Centro Histórico. O desfile abre oficialmente a FNM (Festa Nacional da Música), a partir das 19h. Das oito escolas do Grupo Especial da capital gaúcha, três estão confirmadas para o evento.

A primeira é a Bambas da Orgia (20h15min), que participou das duas edições anteriores da Descida e é a maior campeã do Carnaval de Porto Alegre, com 20 conquistas. Na sequência, entra a Imperatriz Dona Leopoldina (21h15min), campeã em duas ocasiões e vencedora da penúltima disputa, em 2016. Quem encerra é a Imperadores do Samba (22h45min), dona de 19 títulos de Grupo Especial, inclusive o deste ano.

Joaquim Lucena Neto, coordenador da Descida, garante a expectativa lá no alto para os desfiles. Isso porque eles representam muito mais do que apenas o passar de três escolas de samba: representam o fim de uma saudade que já dura mais de um ano: “O povo está sedento por um desfile e as escolas farão de tudo para que o público veja que o Carnaval não morreu”.

Trânsito e transporte

Em função do evento, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) preparou um esquema especial de trânsito e transporte para o evento. Os participantes seguirão pela Rua da Praia até o Paço Municipal, na Praça Montevidéu. Por esse motivo, desde as 6h30min, serão bloqueadas as vagas de estacionamento disponíveis ao longo do trecho.

No momento do desfile, as linhas de lotação com fim-da-linha entre a Andradas e a Sete de Setembro serão deslocadas para as ruas Uruguai e Sete de Setembro. Já as que têm parada final entre a Andradas e a avenida Salgado Filho serão deslocadas para um ponto de embarque na esquina da Salgado Filho com a Borges, conforme necessidade e avaliação dos agentes.

Festa Nacional da Música

Com realização marcada para o período de 21 a 24 deste mês em Bento Gonçalves (Serra Gaúcha), a Festa Nacional da Música reúne artistas e profissionais do setor em shows e debates. “Todos os ritmos estarão representados na programação que conta com artistas de todo o País”, ressalta a organização, a cargo da empresa VF Promoções. A programação completa pode ser conferida no site festanacionaldamusica.com.br.

(Marcello Campos)