Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Espanha foi alertada pelos Estados Unidos sobre o risco do ataque terrorista em Barcelona

Compartilhe esta notícia:

Barcelona foi alvo de atentado em área turística. (Foto: AFP)

O serviço de inteligência dos Estados Unidos alertou em maio a Espanha sobre o risco de um atentado em Barcelona, onde um ataque extremista em 17 de agosto deixou 14 mortos, informa o jornal “El Periodico de Cataluña”. Uma van atropelou mais de 100 pessoas em Las Ramblas, principal via turística da cidade. Treze pessoas foram atingidas pelo veículo e um homem foi morto a facadas por um dos terroristas.

De acordo com o jornal, que publica um fac-símile de uma mensagem em inglês, o Centro Nacional de Contra-Terrorismo (NCTC) americano, que reúne, entre outros, CIA e FBI, transmitiu a advertência ao Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol e às polícias nacional e catalã.

“Informações não confirmadas de veracidade desconhecida do fim de maio de 2017 indicavam que o Estado Islâmico do Iraque e ash-Sham (ISIS) estava planejando executar ataques terroristas não especificados durante o verão contra locais turísticos muito movimentados em Barcelona, Espanha, especificamente na avenida La Rambla”, afirma o texto que o jornal atribui ao NCTC.

Procurado pela AFP, um porta-voz do CNI se recusou “a confirmar ou desmentir as comunicações com outros serviços de inteligência”. O ministério espanhol do Interior não respondeu até o momento as perguntas da AFP.

A rádio Cadena SER citou “fontes da luta antiterrorista” que teriam afirmado que o documento divulgado pelo El Periódico de Cataluña é autêntico.

Em 17 de agosto, um jovem marroquino residente na Espanha avançou em alta velocidade com uma van pela avenida de Las Ramblas, um atentado que deixou 14 mortos e mais de 120 feridos.

No total, ele e seus cúmplices de uma célula jihadista provocaram 16 mortes em Barcelona e em Cambrils, uma cidade turística da Catalunha, em ataques reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI).

Situação dos feridos

Os 18 feridos que permanecem hospitalizados na sequência dos atentados de Barcelona e Cambrils (Catalunha, nordeste de Espanha) estão evoluindo favoravelmente, e apenas dois se mantêm em estado crítico, informou na terça-feira (29) o Departamento de Saúde local.

De acordo com a mesma fonte, três dos feridos que estavam em situação crítica melhoraram esta terça-feira, passando à condição de “feridos graves”. Entre os feridos nos atentados de Barcelona, dois estão em estado crítico, quatro em estado grave e nove menos graves. No caso dos feridos no ataque de Cambrils (Tarragona), um está em estado grave e dois menos graves.

No domingo, morreu um dos feridos que estava em estado crítico, uma cidadã alemã de 51 anos, elevando para 16 os mortos dos atentados que ocorreram no dia 17 de agosto. O departamento de Saúde informou que os feridos estão internados nos seguintes centros hospitalares: Hospital Miguel Servet de Saragoça (2), Hospital del Mar (1), Hospital Clínic (3), Hospital Sant Pau (2) Hospital Vall d’Hebron (4) Hospital Sagrat Cor (1), Hospital Can Ruti (1), Hospital de Bellvitge (1), Mútua de Terrassa (2) e Centre Fòrum (1). A Espanha foi alvo na semana passada de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, que fizeram 16 mortos, entre os quais duas portuguesas, e mais de 120 feridos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Operação combate fraude milionária no setor de arroz no Estado
Fotografado em aeroporto, sósia de Forrest Gump faz sucesso na internet
https://www.osul.com.br/espanha-foi-alertada-pelos-estados-unidos-sobre-o-risco-do-ataque-terrorista-em-barcelona/ A Espanha foi alertada pelos Estados Unidos sobre o risco do ataque terrorista em Barcelona 2017-08-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar