Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Espanha mantém o nível de alerta terrorista e reforça a segurança em zona turística

Compartilhe esta notícia:

Espanha mantém nível 4 de alerta ao terrorismo e reforça segurança em zonas turística. (Foto: EFE)

As autoridades espanholas decidiram neste sábado (19), após os atentados da Catalunha, manter em nível 4 o alerta terrorista sobre uma escala de 5, mas as medidas de segurança em zonas turísticas e infraestruturas serão reforçadas, anunciou o ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido.

O ministro explicou, em coletiva de imprensa, que este nível 4 será reforçado com a intensificação das medidas de segurança em lugares e eventos de grande afluência, com “especial ênfase” nas zonas turísticas.

Zoido presidiu a reunião extraordinária da mesa de avaliação da ameaça terrorista e depois foi para o Palácio da Moncloa, sede oficial do Executivo, para informar ao presidente do governo, Mariano Rajoy, sobre esta decisão.

Participaram da reunião responsáveis das forças e corpos de segurança do Estado e da inteligência em matéria antiterrorista, além das polícias autonômicas (regionais) da Catalunha e do País Basco.

Com a opinião unânime de todos estes especialistas, a mesa decidiu que a Espanha seguirá em nível de alerta antiterrorista 4 e não irá elevá-lo a 5 (o máximo, o que significaria a presença do Exército nas ruas), ao entender que não existe um risco de “atentado iminente”. A Espanha ativou o nível 4 de alerta antiterrorista e, 26 de junho de 2015 após os sucessivos atentados da Tunísia, França, Kuwait e Somália.

Ataques

O ataque da quinta-feira (17) no calçadão da avenida Las Ramblas, que deixou 13 mortos e mais de cem feridos, e na cidade de Cambrils, onde cinco suspeitos foram mortos pela polícia e uma mulher atropelada pelo grupo não resistiu aos ferimentos, colocou em evidência um fato há algum tempo conhecido pelas forças de segurança espanholas.

“A Catalunha é a zona em que os processos de radicalização que detectamos aconteceram de forma mais rápida e cuja comunidade islâmica se caracteriza por ser mais radical e com mais vínculos com outros extremistas da Europa”, destaca o Informe Anual de Segurança Nacional de 2016, documento elaborado pelo governo espanhol. Essa observação ajuda a entender o contexto que foi pano de fundo para os últimos atentados.

Passado jihadista

Entre os 113 detidos na Espanha entre 2013 e 2016 por atividades relacionadas com o grupo autodenominado Estado Islâmico, mais de 27% viviam em Barcelona, 30% em território catalão, de acordo com um relatório divulgado pelo Real Instituto Elcano, um dos principais centros de estudos estratégicos do país. Ceuta e Melilla, cidades espanholas no norte da África, e Madri, capital do país, vêm na sequência como principais cenários de radicalização jihadista na Espanha.

A presença da Catalunha nesse ranking remonta a um processo que começou anos atrás – a lista de episódios ligados ao jihadismo nessa parte do país é longa. “Uma das reuniões preparatórias para os atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York aconteceu na Catalunha”, afirmou à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, Ignacio Álvarez Ossorio, professor de estudos árabes e islâmicos da Universidade de Alicante.

Depois dos atentados de 11 de março de 2004 em Madri, por sua vez, que deixaram 192 mortos, os fugitivos passaram por Santa Coloma de Gramanet, localizada na periferia de Barcelona. (EFE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ex-capitã da seleção brasileira feminina abandonou o futebol e hoje é motorista de ônibus no Rio
O ex-deputado Cândido Vaccarezza, preso pela Operação Lava-Jato, passou por exame de corpo-de-delito no IML
https://www.osul.com.br/espanha-mantem-nivel-de-alerta-terrorista-e-reforca-seguranca-em-zona-turistica/ Espanha mantém o nível de alerta terrorista e reforça a segurança em zona turística 2017-08-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar