Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Espanha multa o Facebook em 1,2 milhão de euros por violar proteção de dados de usuários

Compartilhe esta notícia:

A lei de proteção de dados, aprovada em julho em 2016, dá um prazo de dois anos para que os fornecedores (redes sociais e serviços de mensagem, entre outros) se adaptem à nova normativa. (Foto: Reprodução)

A rede social Facebook terá que pagar uma multa de 1,2 milhão de euros na Espanha por obter dados sem o consentimento dos usuários e não informar claramente o uso que faz dessas informações, anunciou a AEPD (Agência Espanhola de Proteção de Dados).

“A agência declara a existência de duas infrações graves e uma muito grave da Lei de Proteção de Dados e impõe ao Facebook uma multa total de 1,2 milhão de euros”, diz o órgão em comunicado.

De acordo com a agência, foi observado que houve duas infrações graves e uma muito grave da lei espanhola de proteção de dados. O Facebook tem dois meses para recorrer da multa. Após uma investigação, a agência constatou “que o Facebook compila dados sobre ideologia, sexo, crenças religiosas, gostos pessoais ou navegação sem informar de forma clara sobre o uso e a finalidade que vai dar aos mesmos”.

A rede social usa dados “especialmente protegidos com fins de publicidade (…) sem obter o consentimento expresso dos usuários como exige a norma de proteção de dados”, afirmou a agência. Além disso, utiliza dados obtidos em páginas de terceiros “que não são do Facebook e que contêm a opção ‘curtir'”.

Por último, a rede não elimina os dados dos usuários quando deixam de ser úteis, nem sequer quando solicitam explicitamente sua eliminação, segundo a AEPD.

Google

O Google informou nesta segunda-feira (11) que entrou com um recurso contra a decisão da Comissão Europeia de multá-lo em 2,4 bilhões de euros por favorecer seu serviço de compras nas buscas na internet.

A comissão disse em 27 de junho que o Google havia abusado de sua dominância na Europa para dar lugar proeminente em suas buscas para seu próprio serviço de compras, prejudicando os rivais. O órgão afirmou que a empresa americana tinha que interromper a prática até 28 de setembro.

O valor da multa foi calculado, de acordo com o Financial Times, com base em até 30% do faturamento do Google Shopping multiplicado pelos anos em que houve a irregularidade. A multa poderia chegar no máximo a 10% da receita da companhia americana.

Segundo as autoridades europeias, que iniciaram as investigações em 2010, o Google foi mudando a sua procura de tal modo que os principais concorrentes só começavam a aparecer, em média, apenas na quarta página com os resultados da busca.

Enquanto isso, os produtos pesquisados pelo Google Shopping (como é conhecido o mecanismo) apareciam sempre no alto da primeira página das buscas. Aparecer no topo é muito relevante nessa disputa. Segundo a UE, os dez primeiros links na primeira página da busca recebem 95% dos cliques dos usuários. Quem está na segunda página leva 1%.

O resultado dessa estratégia, segundo as autoridades europeias, é que o Google domina 90% desse mercado no bloco formado por 31 países.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Nos Estados Unidos, o furacão Irma é rebaixado para tempestade tropical
Família mexicana com rosto coberto de pelos indignada com sugestões para ir viver na floresta como se eles fossem animais
https://www.osul.com.br/espanha-multa-o-facebook-em-12-milhao-de-euros-por-violar-protecao-de-dados-de-usuarios/ Espanha multa o Facebook em 1,2 milhão de euros por violar proteção de dados de usuários 2017-09-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar