Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Especialistas criticam a conduta do Facebook após vazamento de vídeos com imagens violentas

Compartilhe esta notícia:

A falha de segurança afetou mais de 1 mil funcionários, incluindo terceirizados, em 22 departamentos do Facebook. (Foto: Reprodução)

Especialistas e ativistas fizeram críticas e pediram mais transparência às regras adotadas pelo Facebook para a remoção de conteúdo, tornadas públicas em reportagem dominical do jornal Guardian. Para a parlamentar britânica Yvette Cooper, esses padrões não deveriam ser decididos “atrás de portas fechadas”, já que a rede social, com quase 2 bilhões de usuários, transformou-se em espaço para a divulgação de materiais sensíveis, como apologia ao crime e ao terrorismo.

“Esses arquivos demonstram por que companhias poderosas de mídias sociais, incluindo o Facebook, precisam ser mais transparentes”, disse Yvette, em entrevista ao Guardian.

O jornal britânico teve acesso a mais de cem páginas de documentos internos usados pelo Facebook para o treinamento de moderadores, profissionais responsáveis por avaliar se publicações denunciadas pelos usuários devem continuar no ar ou serem retirados. Os manuais tratam de temas como violência, discurso de ódio, terrorismo e pornografia, entre outros temas.

A divulgação surge num momento em que a companhia sofre pressões sobre o monitoramento do que é publicado na rede, após episódios chocantes, como o do pai que transmitiu o assassinato da filha ao vivo na Tailândia e a publicação de um vídeo mostrando o assassinato de um idoso em Cleveland, nos EUA. No Reino Unido, uma comissão parlamentar concluiu que as companhias donas de redes sociais falham na remoção de conteúdos ilegais, como vídeos de recrutamento de terroristas.

“Eles [os documentos] também mostram que nós estávamos certos em pedir que essas companhias revisem urgentemente suas diretrizes de comunidade, já que tanto conteúdo nocivo e perigoso está passando”, completou a parlamentar britânica.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Lula orienta aliados a ampliar o debate sobre eleições diretas
Guerra de peritos na análise da gravação com a voz de Michel Temer
https://www.osul.com.br/especialistas-criticam-conduta-facebook-apos-vazamento-de-videos-com-imagens-violentas/ Especialistas criticam a conduta do Facebook após vazamento de vídeos com imagens violentas 2017-05-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar