Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Especialistas indicam o que deve ou não estar sobre a sua mesa durante a época mais quente do ano

Compartilhe esta notícia:

Ao preparar o suco, as sementes da melancia não devem ser removidas. (Foto: Reprodução)

As altas temperaturas características do verão chegaram com tudo. Nesta época do ano, é preciso estar atento à hidratação e à alimentação para evitar mal-estar. Se, neste período, a sede é frequente, a fome diminui.

“No calor, reduzimos nosso gasto de energia para tentar equilibrar a temperatura do corpo. Por isso, sentimos menos fome. Quanto mais comemos, maior será o gasto energético, e, consequentemente, a liberação de calor”, explica a nutricionista Luciana Candeia.

A ausência de fome, no entanto, não significa que devemos ficar sem comer: a alimentação deve ser regular.

“É melhor que as pessoas façam refeições pequenas e frequentes. Jejum por muito tempo não faz bem para a saúde e deve ser evitado”, alerta a nutricionista Cristina Trencher, do Espaço Médico Brasil.

A hidratação deve ser a principal preocupação no verão. Além de ingerir água filtrada, a água de coco natural é uma ótima aliada para combater a desidratação nos dias mais quentes.

“Quando suamos, perdemos também sais minerais, e a água de coco ajuda a repor estes componentes. Vale lembrar também que é importante beber água toda hora, porque a sede é o primeiro sintoma de desidratação. Refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitados”, afirma a nutróloga Alice Amaral.

Como o organismo está focado em reduzir a temperatura corporal, menos energia é usada na digestão, o que deixa este processo mais lento. Por isso, é recomendável manter uma alimentação mais leve e com pratos que dispensem a necessidade de aquecimento.

“Devemos dar preferência a alimentos mais leves e ricos em água, como melancia e melão. Frutas, verduras e legumes são mais leves e devem ser priorizados. É preciso evitar carnes vermelhas, porque são um tipo de alimento que o corpo normalmente já digere de forma mais lenta. Por isso, indico que as pessoas comam mais peixe, frango e ovo”, orienta a nutricionista Carolina Oliveira.

Dicas rápidas para se sair bem na estação:

Hidrate-se muito bem; Não consuma gordura; Consuma alimentos frescos e leves; Coma em locais confiáveis; Evite molhos e maionese; Varie nas bebidas; Prefira as sobremesas mais saudáveis; Aproveite essa época para entrar em forma.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O partido de Bolsonaro pode trocar de candidato à presidência do Senado para evitar uma vitória de Renan Calheiros, do MDB
Em número cada vez maior, os perfis de paródias espalham “fake news” e confundem os internautas. As contas falsas têm como alvo perfis de jornalistas, políticos e até mesmo do Supremo
https://www.osul.com.br/especialistas-indicam-o-que-deve-ou-nao-estar-sobre-a-sua-mesa-durante-a-epoca-mais-quente-do-ano/ Especialistas indicam o que deve ou não estar sobre a sua mesa durante a época mais quente do ano 2019-01-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar