Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Esquema de falsificação de exames toxicológicos de taxistas é descoberto pela EPTC

Compartilhe esta notícia:

Empresa que vencer a licitação também será responsável pela manutenção da plataforma digital. (Foto: Joel Vargas/ Divulgação PMPA)
*Por Bárbara Assmann

 

A prefeitura de Porto Alegre, juntamente com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), descobriu um esquema de falsificação de laudos dos exames toxicológicos de taxistas. Até agora, foram identificadas suspeitas de adulterações em 101 laudos, 1,6% dos 6175 entregues até o momento. Segundo o coordenador da Coordenação de Cadastro de Operadores (CCO), Filipe Fraga Sias, os exames foram alterados e o material foi encaminhado ao Ministério Público para investigação.

A partir de um exame, foram alterados os nomes e criados laudos falsos, entregues na CCO da EPTC, responsável pelo recebimento dos exames. “É uma adulteração grotesca, que chamou atenção pela audácia e pela certeza de que não haveria conferência”, destaca Filipe. Na capital, ainda não foi identificado o envolvimento dos laboratórios ou postos de coleta na modificação. Para cada adulteração, será aberto um processo administrativo. Todos os laudos entregues serão conferidos junto aos laboratórios e, então, o número pode crescer.

O diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano, explica que quando ocorre a falsificação, a legislação prevê a exclusão definitiva do sistema e suspensão da licença como taxista. Ressalta ainda que a descoberta do esquema fortalece a iniciativa da prefeitura de solicitar o exame para deixar na lista de condutores apenas motoristas aptos para prestar o serviço.

Exame
O exame toxicológico passou a ser obrigatório para condutores com a publicação da Lei 12.420/18, aprovada na Câmara de Vereadores em julho de 2018. O prazo final para entrega do laudo foi 21 de dezembro do ano passado. A atualização teve como objetivo a segurança e a qualificação do serviço de táxi na Capital.

 

*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Aumenta o número de mortos em ataques no Sri Lanka
Em evento, secretária destaca esforço do governo na área da saúde e anuncia ajuda financeira
https://www.osul.com.br/esquema-de-falsificacao-de-exames-toxicologicos-de-taxistas-e-descoberto-pela-eptc/ Esquema de falsificação de exames toxicológicos de taxistas é descoberto pela EPTC 2019-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar