Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Feira do Livro Estação ReciclaPOA marca presença na Feira do Livro

Compartilhe esta notícia:

Estação ReciclaPOA no Parque Harmonia. Foto: Betina Carcuchinski.

O programa de inclusão produtiva na reciclagem Todos Somos Porto Alegre, em parceria com a Braskem e a Triunfo Concepa, levará para o Largo Glênio Peres, como complemento da programação da Feira do Livro, entre os dias 12 e 14 de novembro, o projeto de educação ambiental Estação ReciclaPOA. A ação foi criada em alusão ao aniversário de 25 anos da coleta seletiva da Capital, e já esteve presente no Parque da Redenção, no final de julho, e no Acampamento Farroupilha, em setembro.

Trata-se de uma mini-unidade de triagem itinerante, que demonstrará para o público como é feita a separação de resíduos recicláveis após a coleta seletiva. A estrutura contará com uma equipe de catadores de unidades conveniadas e será abastecida com resíduos provenientes do Mercado Público, fornecidos pelo DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana). A Estação ficará instalada no Largo Glênio Peres, com funcionamento das 10h às 18h. A cerimônia de abertura será nesta quinta-feira (12), às 10h30, com a participação do prefeito José Fortunati, do diretor-geral do DMLU, André Carús, e de representantes de diferentes entidades.

A Estação ReciclaPOA será representada em um estande de 10 x 5 m com estrutura devidamente aparelhada e desmontável, onde o público poderá conversar diretamente com os catadores e ver como funciona o trabalho das Unidades de Triagem de Porto Alegre. “A Estação tem como principal objetivo promover o engajamento dos porto-alegrenses na separação correta do lixo, mostrando que esta atitude cidadã gera renda para uma parcela da população e torna a capital uma cidade mais limpa e sustentável”, afirma Denise Souza Costa, coordenadora do Todos Somos Porto Alegre.

A ideia é que o público enxergue que os produtos geralmente descartados, como plástico, papel, vidro e metal, podem gerar renda para as cooperativas de reciclagem. A destinação dos resíduos pós-evento ficará sob responsabilidade do DMLU, que entregará posteriormente para a UT cujos membros participaram da ação. “Esse é um momento de valorização do trabalho realizado pelos integrantes das UTs, que é importantíssimo para a cidade”, diz Carús.

Esta edição do evento contará com coletores de resíduos especiais – eletrônicos (Cooperativa Paulo Freire), óleo de fritura (Ecológica) e até cinco lâmpadas fluorescentes por pessoa (Recilux), que serão destinados aos parceiros do DMLU – e de capas de guarda-chuva. Haverá também um coletor específico para livros infanto-juvenis, que terão como destino o projeto Troca Solidária de Livros do DMLU, que acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro em duas escolas públicas. Entre as novas atrações, a iniciativa contará também com três apresentações da peça infantil do SASA (Serviço de Apoio Socioambiental) – nos dias 12 e 13 às 14h30, e no dia 14 às 10h. Haverá também um ponto de informações, com horários e locais, sobre a nova coleta seletiva da cidade, que agora atende 100% das ruas de Porto Alegre que comportam a entrada de caminhões.

As empresas apoiadoras do projeto também realizarão atividades junto ao público nos dias de exposição. A Braskem levará o seu Jogo do Ciclo do Plástico, que explica todas as etapas de fabricação do produto, desde a extração do petróleo ou da cana-de-açúcar até a reciclagem. Além disso, para facilitar o deslocamento e estacionamento de ciclistas e suas bicicletas, a empresa levará exemplares do seu bicicletário sustentável, produzidos com plásticos reciclados pós-consumo em parceria com a Suzuki Recicladora, de Estância Velha (RS). Já a Triunfo Concepa apresentará ao público infantil o aplicativo para smartphones e tablets chamado For Kids, que conta com diversas atividades e jogos direcionados para a educação ambiental. Um deles, chamado de “Joga Fora no Lixo”, ensina as crianças a identificarem diferentes tipos de resíduos e a realizar o descarte nas lixeiras correspondentes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Feira do Livro

Estudantes ocupam e trancam escola em ato contra fechamentos em São Paulo
Um menino de 9 anos matou o colega de 12 após ser chamado de “caolho”. A criança usou um pedaço de pau para reagir ao bullying e atacar o garoto. Por causa da idade, não é possível enquadrar o agressor
https://www.osul.com.br/estacao-reciclapoa-marca-presenca-na-feira-do-livro/ Estação ReciclaPOA marca presença na Feira do Livro 2015-11-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar