Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Estados Unidos e Canadá se preparam para Ano Novo congelante

Compartilhe esta notícia:

A onda de frio que levou a nevascas e temperaturas recordes na América do Norte deve se estender até os primeiros dias de 2018, com a passagem de uma segunda massa de ar polar pelo Canadá e os Estados Unidos.

Na tradicional virada de Ano Novo em Nova York, são esperados 12 graus negativos, e a prefeitura já emitiu vários alertas a turistas e moradores para que usem roupas apropriadas ao saírem nas ruas.

Nos últimos dias, a maior parte do meio-oeste e do noroeste dos Estados Unidos viu a máxima nos termômetros não passar dos dez graus negativos. Em Nova York, espera-se que a temperatura supere a marca de zero grau apenas em 8 de janeiro. Nas Grandes Planícies e na parte mais ao norte do meio-oeste, os termômetros devem marcar 20 graus negativos durante a noite.

Mesmo os canadenses, acostumados a lidar com temperaturas extremamente baixas, estão tendo que adaptar seus planos de fim de ano: autoridades emitiram alertas de condições extremas, incluindo para Ottawa, onde a festa de Ano Novo foi reduzida e um torneio de hóquei foi levado para local fechado.

O governo canadense cancelou um show de Ano Novo ao ar livre no Parliament Hill, em Ottawa, que marcaria as celebrações de 150 anos do país. Os fogos de artifício à meia-noite foram mantidos, mas o governo fez um apelo para as pessoas se vestirem com roupas quentes.

O Canadá tem sofrido com temperaturas extremas desde antes do Natal, provocando uma série de alertas meteorológicos da Colúmbia Britânica, no oeste, a Quebec, no leste.

Em Ottawa, meteorologistas disseram em um alerta que ventos podem fazer as temperaturas chegarem perto de -35 graus durante a noite. Em algumas regiões, como no norte de Ontário, a temperatura chegou a 50 graus negativos no Natal.

A agência federal lançou advertências em algumas províncias contra esta onda de frio extremo vinculada a uma corrente de ar ártico: “Estamos entre 10 e 20 graus Celsius abaixo do que é habitual nesta estação”.

Transtornos nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, moradores de várias regiões estão sofrendo os efeitos de nevascas. Todo o Norte dos Estados Unidos está congelando. De uma ponta a outra do país ou as ruas estão cobertas de neve ou os termômetros estão muitos graus abaixo de zero.

Várias cidades estão enfrentando problemas nas estradas e nos aeroportos. Só na terça-feira (26) seis mil voos atrasaram. Um avião pequeno derrapou na pista do aeroporto de Michigan City. Ele bateu na cerca, cruzou uma rodovia e continuou deslizando pelo campo a frente. O piloto e o passageiro sofreram ferimentos leves.

Em Boston um outro avião também derrapou quando pousava na pista congelada. Ninguém se feriu. Em Erie, na Pensilvânia, nevou 1,70 metro em três dias. A cidade declarou estado de emergência. Ruas ficaram intransitáveis. Carros foram enterrados na neve e até caminhões grandes ficaram presos. Um morador disse que está acostumado com neve, mas não nessa quantidade. “Isso é insano”, disse.

Essas nevascas estão se formando por um fenômeno meteorológico chamado nos Estados Unidos de lake-effect, ou efeito do lago, em uma tradução livre. Ele acontece quando um ar muito frio passa sobre águas mais quentes dos lagos. A água, que evapora, forma ondas de neve.

Onde não está nevando o frio é de rachar. Há um alerta de ventos congelantes para 47 milhões de pessoas. Em estados como Minnessota, Dakota do Norte e Wisconsin, algumas cidades vão ter temperaturas de até 30 graus negativos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Mulher inventou que foi estuprada para justificar ter feito sexo com o chefe do seu noivo
O inverno já vai começar em Nova York. Saiba como aproveitar ao máximo
https://www.osul.com.br/estados-unidos-e-canada-se-preparam-para-ano-novo-congelante/ Estados Unidos e Canadá se preparam para Ano Novo congelante 2017-12-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar