Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Os Estados Unidos oficializaram as cotas e as sobretaxas impostas às importações do aço brasileiro

Compartilhe esta notícia:

O governo considera que a aplicação das restrições sobre as importações do aço brasileiro não se justifica. (Foto: Reprodução)

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e o das Relações Exteriores informaram em comunicado nesta sexta-feira (1º) que o governo dos Estados Unidos oficializou as cotas e sobretaxas impostas às importações de aço e alumínio brasileiros. As restrições já entraram em vigor nesta sexta mesmo.

Em março, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou as restrições às importações de aço e alumínio de diversos países. A medida, segundo Trump, busca preservar as indústrias de siderurgia e de alumínio dos Estados Unidos, que estariam sofrendo uma concorrência desleal.

O governo brasileiro tentou ser incluído na lista de países que são exceção à medida, mas as negociações não prosperaram.

Na nota divulgada nesta sexta-feira, os ministérios informaram que as exportações brasileiras de aço estarão limitadas a cotas máximas, estipuladas a partir da média do volume exportado nos últimos três anos (2015 a 2017).

O limite de exportação de aço semiacabado (como blocos e placas) aos Estados Unidos equivalerá a 100% dessa média. Para os produtos acabados (aços longos, planos, inoxidáveis e tubos), será de 70% desse montante.

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços não soube informar qual é a média das exportações desses produtos entre 2015 e 2017. Explicou ainda que esse montante será estipulado pelo governo norte-americano, segundo suas estatísticas.

No ano passado, de acordo com o ministério, a exportação de aço acabado para os Estados Unidos foi de 543 mil toneladas e a de aço semiacabado, 3,5 milhões de toneladas.

O ministério informou ainda que os Estados Unidos vão impor uma sobretaxa de 10% à importação do alumínio brasileiro, isto é, acima das tarifas de importação atualmente em vigor.

Na nota, os dois ministérios reiteram posição contrária à adoção das medidas restritivas à importação brasileira.

“Conforme indicado nas notas anteriores sobre o assunto, o governo brasileiro considera que a aplicação das restrições sobre as exportações brasileiras não se justifica e segue aberto a construir soluções que melhor atendam às expectativas e necessidades de ambos os setores de aço e alumínio no Brasil e nos Estados Unidos, reservando seus direitos no âmbito bilateral e multilateral”, disse o texto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Menino de 4 anos é espancado com cinto ao derrubar um estojo de maquiagem
As ações da Petrobras despencaram após a saída de Pedro Parente da presidência da companhia
https://www.osul.com.br/estados-unidos-oficializaram-as-cotas-e-sobretaxas-impostas-as-importacoes-do-aco-brasileiro/ Os Estados Unidos oficializaram as cotas e as sobretaxas impostas às importações do aço brasileiro 2018-06-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar