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Cinema ESTREIA – “A Pele de Vênus” retrata conflito de poder ao gosto de Polanski

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Cena do filme "A Pele de Vênus". (foto: reprodução)

Uma atriz entra no teatro onde acaba de terminar uma sessão de testes para a peça “A Pele de Vênus”.

Vanda (Emanuelle Seigner) é o seu nome e parece ter todas as qualidades para ser rejeitada: é mal educada, vulgar, ignorante. E, pior, já vai dizendo que a peça, adaptada do romance de Leopold von Sacher Masoch (1836-1895) é pornográfica.

Vanda é insistente. Tanto que o adaptador e diretor Thomas (Mathieu Amalric) não consegue se livrar dela. Ao fim, concede-lhe o direito de ler uma cena.

Então, a surpresa: Thomas percebe que Vanda não é a atriz pornô que ele imaginava. Ela se transfigura. Na pele de Wanda von Dunajev mudam a voz, os gestos, o olhar.

Thomas, boquiaberto, começa a lhe dar as réplicas. A satisfação do encenador faz com que a comunicação entre os dois se aprofunde. Aturdido, ele percebe que Vanda tem a peça decorada.

A Vênus diante dele não deixa de lembrar Marlene Dietrich (1901-1992). E lembrar Marlene é, imediatamente, evocar um jogo de dominação de que a perversão não está ausente. Afinal, ninguém adapta Masoch impunemente.

De leitor, Thomas converte-se em Séverin, o personagem masculino. Como resistir, afinal, a uma atriz que conhece tão bem o seu papel? E que dá sugestões pertinentes sobre a peça?

Com isso, o jogo está lançado: quem dirige? Thomas ou Wanda? O conflito de poder, algo bem a gosto do diretor Roman Polanski, entra em cena. Mas o homem parece não ter muitas armas. Quando Vanda lhe diz que a peça é sexista, tudo que ele pode articular são alguns lugares comuns sobre a mania de reduzir tudo a um fenômeno social ou psicológico.

Existe ainda a troca constante de papéis, como se os personagens se duplicassem. As tensões interpessoais e as perversões, também. E presente está, sobretudo, a atriz Emmanuelle Seigner. Porque este filme é feito por Polanski para Seigner.

Ela é Vanda, Wanda, Marlene Dietrich: é teatro e cinema se fazendo diante de um Mathieu Amalric que parece tão desconcertado quanto Thomas diante de sua Vênus. (Inácio Araújo/Folhapress)

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