Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Educação Estudante de 17 anos é aprovado em cinco universidades no Brasil e uma em Portugal

Compartilhe esta notícia:

O jovem disse que sempre estudou em escolas públicas. (Foto: Arquivo pessoal)

Entrar em uma universidade pública ao concluir o ensino médio é o sonho de muitos estudantes brasileiros. Com apenas 17 anos, um candidato de São José do Rio Pardo (SP) conseguiu a aprovação em seis delas, incluindo a Universidade de Coimbra, em Portugal, onde poderia estudar engenharia eletrotécnica e de computadores.

Mas Leonardo José Ribeiro Baptistella optou pela engenharia elétrica na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos. Ele também foi aprovado no mesmo curso na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, em 1° lugar, no curso de análise de desenvolvimento de sistemas da Faculdade de Tecnológica (Fatec) de Mococa.

Escolha

O jovem rio-pardense disse que escolheu a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, pois sempre quis estudar na instituição. Ele contou que esteve em uma feira de profissões na cidade em 2016 e ficou animado com a infraestrutura do campus.

Baptistella fez a matrícula e começou a estudar no último dia 26 de fevereiro. Além das aulas e palestras, ele também participou das atividades de integração, como ‘apelidação’ e o ‘pedágio’ nos semáforos. “Gostei muito, os veteranos são bem legais e não forçaram a gente. Foi uma boa interação’’, contou.

Estudos

O jovem disse que sempre estudou em escolas públicas. Ele cursava o ensino médio na Escola Técnica Estadual (Etec) São José do Rio Pardo no período da manhã e fazia um curso técnico integrado a informática durante a tarde.

Como tinha uma rotina intensa de estudos, Baptistella se preparava para os vestibulares durante a noite, resolvendo questões de provas anteriores. Ele contou que montou uma tabela de estudos com horários e cronometrava o tempo de resolução dos exercícios.

Aos sábados, ele estudava em um cursinho comunitário. Durante os domingos, procurava descansar ou adiantar seu projeto de trabalho de conclusão de curso (TCC) do técnico.

Determinação

Essa foi a primeira vez que o estudante prestou vestibular. Em anos anteriores, ele havia prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como trainee.

Com a nota do Enem deste ano, Baptistella se candidatou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na UFSCar e na Universidade de Coimbra. O curso de seis anos em Portugal é uma junção entre engenharia elétrica e de computação, na qual o aluno que concluiu já sai com um diploma de mestrado.

“Não me senti maduro para sair do país. Ainda sou menor de idade, mas espero fazer um mestrado no futuro em Portugal”, ressaltou o estudante.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

A crescente demanda por cirurgia genital feminina gera um debate no Brasil
As empresas e o governo perderam 146 bilhões de reais para a pirataria
https://www.osul.com.br/estudante-aprovado-em-cinco-universidades-no-brasil-e-uma-em-portugal/ Estudante de 17 anos é aprovado em cinco universidades no Brasil e uma em Portugal 2018-03-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar