Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Estudantes de medicina só ocupam 54% dos postos de residência no País

Compartilhe esta notícia:

Embora o número de vagas de residência no Brasil seja menor do que o de estudantes que se formam em Medicina todos os anos, somente 54% dos novos postos abertos entre 2014 e 2015 no País foram preenchidos, segundo dados do MEC (Ministério da Educação).

O cálculo foi feito com base nas taxas de ocupação de programas de residência de dez das principais especialidades médicas. Juntas, cirurgia geral, dermatologia, cardiologia, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, urologia, pediatria, medicina da família e comunidade, cancerologia e radiologia tiveram 24.254 vagas de residência criadas entre 2014 e 2015, o equivalente a um terço de todos os postos do País. Desse número, apenas 13.194 vagas foram ocupadas.

O MEC não informou a taxa de ocupação de todos os programas de residência existentes no Brasil, mas, segundo a ANMR (Associação Nacional dos Médicos Residentes), mesmo quando consideradas todas as especialidades, a taxa se mantém em torno de 55%. “Uma série de fatores contribui para essa alta taxa de ociosidade. Um deles é a baixa qualidade de alguns programas de residência, o que afasta os médicos. ”O governo quis ampliar o número de vagas, mas se preocupou mais com quantidade do que com qualidade“, disse Arthur Danila, presidente da ANMR, citando a lei do programa Mais Médicos, que prevê a criação de 12 mil vagas de residência até 2018. (AE)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Irã prende 40 suspeitos de ataque à embaixada saudita no país
Uma mulher passou mal em um voo do Brasil a Buenos Aires. Ela acabou morrendo no ambulatório do aeroporto Salgado Filho, após um pouso de emergência
https://www.osul.com.br/estudantes-de-medicina-so-ocupam-54-dos-postos-de-residencia-no-pais/ Estudantes de medicina só ocupam 54% dos postos de residência no País 2016-01-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar