Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Estudo revela que zika vírus provoca inflamação ocular em adultos ligada ao glaucoma

Compartilhe esta notícia:

Prefeitura instalou 910 armadilhas contra o aedes aegypti em 45 bairros da capital gaúcha. (Foto: EBC)

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) descobriram que o zika vírus causa a uveíte, uma inflamação ocular grave em adultos associada a complicações como o glaucoma – lesão no nervo óptico que pode provocar cegueira – e a catarata.

A conclusão está em um estudo publicado no periódico The New England Journal of Medicine. O grupo aponta que a doença não tem tratamento próprio, mas o uso de anti-inflamatórios se mostrou eficaz contra a evolução do quadro clínico.

“O principal achado é que agora a gente viu que, mesmo em um adulto, o zika vírus é capaz de atravessar as barreiras para chegar dentro do olho, o que não é uma coisa muito fácil”, explica João Marcello Fortes Furtado, professor do departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP).

A manifestação do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti em adultos até então só era relacionada a uma conjuntivite passageira, além de sintomas como febre, coceira e dores musculares.

Com 49,8 mil casos confirmados em todo o País neste ano, segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado em 17 de junho, o zika também é associado à microcefalia em recém-nascidos, além da possibilidade de relação com a síndrome de Guillain-Barré.

O estudo começou com a avaliação de um paciente de 40 anos com histórico de infecção do zika que também havia apresentado vermelhidão e inflamação ocular – que em geral pode ser causada por vírus, bactérias e doenças autoimunes. Na sequência, o material genético do vírus foi isolado, em um procedimento tido como inédito, a partir de amostras retiradas do humor aquoso, substância retirada de dentro do olho do paciente.

Para o pesquisador, a descoberta agrega elementos de avaliação de pacientes em diferentes contextos. Diante de uma pessoa com suspeita de zika, o clínico geral deverá também levar em consideração sintomas na região dos olhos. Por outro lado, um oftalmologista que atender um paciente com inflamação ocular deverá suspeitar de sua ligação com o zika vírus. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Instituições de ensino começam a convocar estudantes que estão na lista de espera do Sisu
Angelina Jolie revelou a lição que a rainha Elizabeth ensinou a seus filhos
https://www.osul.com.br/estudo-revela-que-zika-virus-provoca-inflamacao-ocular-em-adultos-ligada-ao-glaucoma/ Estudo revela que zika vírus provoca inflamação ocular em adultos ligada ao glaucoma 2016-06-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar