Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Neymar lamenta vaias e admite que queria voltar ao Barcelona, mas afirma: “é página virada”

EUA endurecem regras para concessão de asilo a imigrantes

(Foto: Reuters/Jose Luis Gonzalez/Reprodução Agência Brasil)

O ingresso de imigrantes nos Estados Unidos ficou mais difícil a partir desta terça-feira (16). Pelas novas regras adotadas pelo presidente Donald Trump, o governo norte-americano não concederá asilo aos imigrantes que não o solicitarem antes em um “terceiro país seguro”. A medida é uma nova tentativa de reduzir o fluxo migratório na fronteira com o México, procedente principalmente da América Central.

“Um estrangeiro que entre ou tente entrar nos EUA através da fronteira sul, depois de não ter solicitado proteção em um terceiro país fora dos seus países de cidadania, nacionalidade ou de última residência legal habitual que tivesse transitado a caminho dos EUA, não está apto para o asilo”, afirma a nova ordem publicada no Registro Federal.

A legislação foi apresentada pelos departamentos de Justiça e de Segurança Nacional do governo de Trump.

Como Funciona?
Um estrangeiro que chegar aos EUA pela fronteira sul terá que apresentar um pedido de proteção feito a algum país pelo qual tenha passado antes do território americano. Um exemplo: um hondurenho que deixar Honduras e transitar pela Guatemala e México antes de chegar à fronteira norte-americana terá que apresentar um pedido para, pelo menos, um desses países antes de solicitar o benefício nos EUA.

Deixe seu comentário: