Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil EUA registra nove mortes por câncer relacionadas a próteses nos seios

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

A FDA, agência americana responsável pelo controle de alimentos e medicamentos, informou ter recebido, até o dia 1º de fevereiro, relatos de nove mortes e 359 casos de um raro tipo de câncer associado ao implante de próteses nos seios. Frente às evidências, a agência agora concorda com a OMS (Organização Mundial da Saúde), que já havia concluído que a doença está relacionada com os implantes.

Não se trata de um câncer de mama, mas de um linfoma anaplásico de células grandes, que afeta o sistema linfático. Nos casos relacionados com o implante, a doença se desenvolve nos seios, geralmente no tecido cicatrizado que se forma ao redor da prótese. Na maioria dos casos, ela tem tratamento.

Segundo análise preliminar da agência, o problema parece estar mais relacionado com as próteses com textura. Dos 359 casos relatados, 231 incluíam informações sobre a superfície do implante: 203 eram texturizados e 28 lisos. O conteúdo parece não ter relação com a doença: 312 tinham essa informação, sendo que 186 eram de gel de silicone e 126 de solução salina.

A doença geralmente é descoberta após o surgimento de sintomas, como nódulos, dor, acúmulo de líquidos e inchaço. A FDA diz ser impossível informar o número exato de casos da doença relacionados com a prótese, por causa dos relatos limitados de problemas e falta de informações globais sobre implantes. Porém, a agência ressalta que três mortes foram relatadas na Austrália.

De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, cerca de 290 mil mulheres passaram por cirurgias estéticas de aumento dos seios em 2016, e 109 mil receberam implantes reconstrutivos após a realização de mastectomias. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Serviços de Inteligência dos EUA podem ter interceptado comunicações de Trump
Carona compartilhada pelo Waze chega ao Brasil em 2017: no novo serviço do Google, a pessoa ajuda o motorista a pagar gasolina do trajeto
https://www.osul.com.br/eua-registram-nove-mortes-por-cancer-relacionadas-proteses-nos-seios/ EUA registra nove mortes por câncer relacionadas a próteses nos seios 2017-03-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar