Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Evo Morales acusa o Chile de violar direitos humanos dos bolivianos

Compartilhe esta notícia:

Presidente boliviano discursou em conselho da ONU. (Foto: Ministério de Comunicação da Bolívia)

O presidente da Bolívia, Evo Morales, acusou o Chile de violar os direitos humanos dos bolivianos em relação ao trânsito livre e irrestrito em portos chilenos e de discriminar as transportadoras do país que usam os terminais da nação vizinha. “Uma questão muito sensível que motiva a minha presença neste Conselho é a que vive o meu país em relação às violações dos direitos humanos sofridas pelos bolivianos, mulheres, homens e crianças, famílias inteiras que vivem do trabalho de transportar mercadorias e pessoas da Bolívia para as costas marítimas, atravessando o território chileno para alcançar os portos no Pacífico”, afirmou Morales, em discurso ao Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), em Genebra, na Suíça, nessa sexta-feira.

O chefe de Estado relatou “o sofrimento das transportadoras que operam nos portos chilenos e a discriminação a que são sujeitas, além dos danos que têm de suportar como resultado das paradas longas e repetidas que são registradas em portos chilenos”, segundo informações do governo boliviano.

Em um processo em tramitação na Corte Internacional de Justiça de Haia, a Bolívia demanda um acesso soberano ao mar por território chileno. Apesar da situação que, segundo Morales, “desafia os princípios mais elementares da Carta Fundamental dos Direitos Humanos e as instituições multilaterais responsáveis por garanti-los”, o presidente boliviano declarou que “confia” no caminho do “diálogo” para resolver as controvérsias entre os dois países.

Resposta do Chile

O porta-voz e secretário-geral do governo do Chile, Marcelo Díaz, afirmou que as acusações de Evo são infundadas. O presidente boliviano “já nos deixou acostumados a uma série de declarações, sempre fora de sintonia, impróprias na relação entre dois países vizinhos, e absolutamente infundadas e incorretas”, disse. (Tiago Thomé)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Na Austrália, um arcebispo foi condenado por acobertar os abusos sexuais de um padre contra menores de idade
Atirador mata quatro mulheres e um homem em um shopping nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/evo-morales-acusa-o-chile-de-violar-direitos-humanos-dos-bolivianos/ Evo Morales acusa o Chile de violar direitos humanos dos bolivianos 2016-09-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar