Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Evo Morales comemora recorde de permanência no poder na Bolívia

Compartilhe esta notícia:

Presidente festejou com roupa típica a data. (Presidência boliviana)

O presidente Evo Morales celebrou nessa quarta-feira na cidadela pré-hispânica de Tiahuanaco o recorde de tempo de um líder boliviano continuamente no poder, e afirmou estar “contente e com muito mais força” para continuar à frente do país até sua “libertação definitiva”. A comemoração de Morales incluiu uma reunião com o vice-presidente Álvaro García Linera e seus ministros, uma oferenda de agradecimento à Pachamama (Mãe Terra) e uma mensagem de mais de 45 minutos em que repassou as principais conquistas alcançadas desde que chegou à presidência, em 2006. Morales agradeceu o apoio que recebeu dos ex-presidentes Fidel Castro (Cuba), Hugo Chávez (Venezuela), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Néstor Kirchner (Argentina).

“Digo-lhes desde Tiahuanaco, desde este centro sagrado, que pessoalmente estou muito satisfeito, contente e com muita mais força para continuar avançando para garantir uma libertação definitiva para a Bolívia e desde aqui apresentar nossa experiência para todo o mundo. Esse é o grande desejo que temos”, sustentou Morales. O presidente, de 56 anos, detalhou que completou nove anos, oito meses e 27 dias de governo contínuo, ultrapassando por um dia o recorde que era do militar Andrés de Santa Cruz (1829-1839).

Crescimento
Entre as conquistas de seus quase dez anos no poder, Morales destacou o crescimento do Produto Interno Bruto, que passou de 9 bilhões de dólares em 2005 para 33 bilhões de dólares em 2014, além da redução da pobreza de 38% para 17%. Ele assinalou que alguns organismos internacionais e governos de outros países se referiram ao desponte da economia boliviana nos últimos anos como “um milagre”, que Morales atribui a ter sido “anti-imperialista, anticapitalista, e graças à consciência do povo boliviano”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

As vendas de Natal no comércio gaúcho devem crescer mais de 13% neste ano
Troca de farpas entre Cunha e Dilma começou no domingo
https://www.osul.com.br/evo-morales-comemora-recorde-de-permanencia-no-poder-na-bolivia/ Evo Morales comemora recorde de permanência no poder na Bolívia 2015-10-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar