Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Ex-presidente da “Câmara dos Deputados” dos Estados Unidos que queria impeachment de Bill Clinton por caso com uma estagiária é acusado de estupro

Compartilhe esta notícia:

Hastert foi indiciado por subornar ex-vítimas. (Foto: Reprodução)

O ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos – equivalente à Câmara dos Deputados – J. Dennis Hastert, um dos defensores do impeachment do então presidente Bill Clinton em 1999, foi acusado de abusar sexualmente de um estudante nos anos 1970, quando trabalhava em uma escola no Estado de Illinois. O republicano foi indiciado por subornar ex-vítimas.

A acusação foi feita por Jolene Reinboldt, irmã de Stephen Reinboldt, morto em 1995, que teria sido abusado em Yorkville. A denúncia foi feita ao programa “Good Morning America”, da rede ABC. Reinboldt é o primeiro a ser identificado publicamente como possível vítima de Hastert. O irmão de Jolene cuidava do almoxarifado e equipamento esportivo na escola de Yorkville, onde Hastert era treinador de luta greco-romana nos anos 1970.

O republicano, que foi líder da maioria do partido durante oito anos, foi indiciado e acusado de fazer saques em dinheiro no valor de 1,7 milhão de dólares para subornar testemunhas. Hastert é esperado esta semana no tribunal em Chicago. Em maio, duas fontes informaram ao jornal The New York Times que ele estava pagando a um ex-aluno milhares de dólares para impedir que ele revelasse que tinha sido abusado pelo político décadas antes.

Na entrevista, Jolene conta que ficou sabendo dos anos de abusos quando Reinboldt revelou ser gay. “Perguntei a ele: quando foi sua primeira experiência homossexual? Ele me olhou e respondeu: ‘Foi com Dennis Hastert’. Então, ele se voltou para mim e disse: ‘Quem vai acreditar em mim?’.” Jolene disse acreditar que os abusos terminaram quando o irmão mudou de cidade, ao término do ensino médio, em 1971.

Jolene contou que tentou, por anos, fazer com que organizações jornalísticas investigassem a história. No entanto, há duas semanas foi procurada pelo FBI (polícia federal norte-americana).

Hipocrisia

Ex-colegas de Hastert se mostraram surpresos com a revelação. O ex-deputado democrata Barney Frank, de Massachusetts, acusou o republicano de hipocrisia. Hastert, que comandou a Câmara dos Representantes nos anos 1990, queria destituir do cargo o presidente Clinton em razão do escândalo envolvendo a estagiária Mônica Lewinsky. “Era uma relação muito menos coercitiva do que aquela entre estudante e professor”, afirmou. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O ex-deputado Eduardo Cunha e o doleiro Lúcio Funaro eram parceiros de sucesso na cobrança de propinas, mas hoje disputam quem fechará primeiro um acordo de delação premiada com a Operação Lava-Jato
Condenado a 37 anos pelo mensalão do PT, publicitário Marcos Valério agora será julgado pelo mensalão do PSDB
https://www.osul.com.br/ex-presidente-da-camara-dos-deputados-dos-estados-unidos-que-queria-impeachment-de-bill-clinton-por-caso-com-uma-estagiaria-e-acusado-de-estupro/ Ex-presidente da “Câmara dos Deputados” dos Estados Unidos que queria impeachment de Bill Clinton por caso com uma estagiária é acusado de estupro 2015-06-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar