Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Ex-secretários de município gaúcho foram presos por desvio de dinheiro

Compartilhe esta notícia:

A operação do Ministério Público foi realizada no Chuí. (Foto: MP/Divulgação)

A Promotoria de Justiça de Santa Vitória do Palmar e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado cumpriram, na manhã desta quinta-feira (27), quatro mandados de prisão temporária no município de Chuí, na Região Sul do RS. Foram alvos da operação o ex-secretário de Esportes da cidade Diego de Oliveira Mena, o ex-secretário de Administração e Fazenda André Luiz Fabra Correa, o ex-coordenador de Tesouraria da prefeitura Osvaldo Alex Gutierres Saraiva e um comparsa deles, Paulo Rafael Gomes.

As investigações do MP (Ministério Público) apontam que os suspeitos cometeram improbidade administrativa, ordenação de despesa não autorizada, dispensa indevida de licitação, associação criminosa, peculato, corrupção passiva, coação no curso do processo e fraudes a licitação. Além disso, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências dos suspeitos.

Conforme o MP, o grupo fraudava documentos para justificar a aquisição de troféus e medalhas que serviriam ao patrocínio de eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes, emitiam notas fiscais fraudulentas e inexistentes, emitiam empenhos e cheques para pagar essas despesas e, posteriormente, adulteravam os destinatários dos cheques, fazendo constar os próprios nomes e de terceiros como beneficiários, apropriando-se dos valores.

A adulteração dos cheques ocorria por meio do preenchimento do beneficiário a lápis, no caso a empresa que “fornecia” o material ou serviço, e que depois de fotocopiado pela prefeitura, era alterado e preenchido à caneta para o nome de um dos réus ou de outra pessoa que também fazia parte do esquema, sendo apresentado ao banco para saque. O prejuízo estimado é superior a R$ 70 mil, de acordo com as investigações do MP.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Dinheiro digital pode ser alternativa de investimento. Para especialistas, o pulverizado e multifacetado mundo das moedas digitais é a opção mais segura para transações financeiras, sem a necessidade de terceiros
FCDL-RS pede que alíquotas do ICMS sejam reduzidas em 2019
https://www.osul.com.br/ex-secretarios-de-municipio-gaucho-foram-presos-por-desvio-de-dinheiro/ Ex-secretários de município gaúcho foram presos por desvio de dinheiro 2018-09-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar