Últimas Notícias > Notícias > Brasil > Agência Nacional de Mineração alerta para possibilidade de rompimento de barragem em MG

Excel é primordial para inserção no mercado de trabalho

Docente do Senac 24 Horas avalia a importância da ferramenta para conseguir um emprego. (Foto: divulgação)

Quase todo mundo já se deparou com a frase: “Necessário conhecimento de Excel” para candidatos a vagas de emprego. Independentemente da área de atuação, o Excel possui relevância nas atividades diárias, sendo um diferencial no mercado de trabalho. Especialistas recomendam que os profissionais invistam nessa especialização para se destacar no uso da ferramenta e comprovar seu conhecimento aos recrutadores.

Segundo o professor do Senac 24 Horas, Diego Luiz Mesquita, entre os principais motivos para que o mercado de trabalho procure profissionais que dominam o Excel, pode-se destacar a economia para a empresa por se tratar de uma ferramenta com milhares de utilidades. Problemas lógicos, matemáticos, textos, apresentação de dados (gráficos) e painéis de gestão (dashboards) são os principais recursos utilizados. Um colaborador, por exemplo, pode desenvolver soluções no editor de planilhas para diversos problemas. “O Excel foi criado para ‘trabalhar por nós’. Ele já possui nosso raciocínio lógico, por isso, resolve problemas se o usuário souber dar o comando”, comenta o orientador.

Em processos seletivos, características como responsabilidade, comprometimento e pontualidade costumam ser pré-requisito, mas o domínio em planilhas também tem sido valorizado. “Muitos dos meus alunos buscam o curso de formação em Excel para uma recolocação no mercado de trabalho ou até mesmo uma promoção, e a qualificação os ajuda muito”, lembra.

O uso da ferramenta não é restrito para uma única profissão. Ela oferece soluções para várias áreas. “Eu diria que basta ter um problema relacionado a arquivos, que de alguma forma o Excel poderá contribuir”, finaliza.

Deixe seu comentário: