Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Sunny

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Exército sírio diz que o ataque dos Estados Unidos e aliados deixou três feridos em Homs

Compartilhe esta notícia:

Lançamento de míssil de navio francês no Mar Mediterrâneo em direção a alvos na Síria. (Foto: Reprodução)

O Exército sírio afirmou neste sábado (14) que o bombardeio lançado pelos Estados Unidos, França e Reino Unido em represália a um suposto ataque químico ocorrido há uma semana na cidade de Duma, na Síria, feriu três civis na província de Homs.

“Alguns mísseis, que estavam indo para uma posição militar perto de Homs, foram desviados de sua trajetória e a explosão de um deles feriu três civis”, disse o porta-voz do Comando Geral do Exército sírio, Ali Maihub, em discurso televisionado.

Ofensiva aliada

Washington e seus aliados perpetraram três ataques contra a Síria: o primeiro contra um centro de pesquisa científica localizado perto de Damasco; no segundo ficou destruído um deposito de armas químicas ao oeste de Homs e, no terceiro, outro armazém com armas químicas e um importante centro de comando perto do segundo alvo, ao oeste de Homs.

EUA, França e Reino Unido lançaram ataques na noite de sexta-feira (13) em resposta ao suposto uso de armas químicas pelo regime de Bashar al-Assad em um ataque em Duma no dia 7 de abril. O regime sírio nega o uso de armas químicas, que são proibidas por convenções da ONU (Organização das Nações Unidas). A Rússia, aliada da Síria na guerra, diz ter provas de que as imagens do suposto ataque químico em Duma são uma encenação.

A TV síria divulgou na noite de sexta-feira que os sistemas de defesa sírio contra-atacaram a ofensiva de EUA, França e Reino Unido. Segundo a emissora estatal, 13 mísseis lançados pela coalizão foram derrubados pela defesa aérea em Al Kiswah, nos subúrbios da capital síria.

As forças aéreas e marinhas dos três países lançaram os primeiros ataques por volta das 21h de Washington (22h, no horário de Brasília), durante o pronunciamento do presidente americano Donald Trump na Casa Branca. Os sistemas de Defesa da Síria reagiram atingindo 13 mísseis em Al Kiswah, nos subúrbios de Damasco.

A mídia estatal síria criticou os ataques aéreos liderados pelos EUA e chamou a ofensiva de uma violação da lei internacional e disse que o ataque tinha como alvo os depósitos do exército na área de Homs. “A agressão tripla é uma violação flagrante do direito internacional”, informou a agência de notícias estatal.

Repercussão

Na política interna norte-americana, representantes dos dois partidos majoritários – republicanos e democratas – reagiram ao ataque aéreo lançado pelos Estados Unidos, em conjunto com a França e o Reino Unido, sobre alvos sírios com potencial químico. De modo geral, democratas questionaram o modus operandi escolhido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e o fato de a decisão ter sido tomada antes de passar por uma consulta ao Congresso. Os republicanos, entretanto, mostraram-se mais favoráveis.

O líder da minoria no Senado, o democrata Chuck Schumer, afirmou no Twitter que vê de maneira positiva um ataque para punir e impedir que o governo sírio use armas químicas, mas demostrou receio com o agravamento da situação. “Uma ação pontual e limitada para punir e impedir que Assad [presidente sírio, Bashar Al Assad] faça isso novamente é apropriada, mas a administração precisa tomar cuidado para não nos levar a uma guerra maior e mais complicada na Síria”, ponderou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Operação Lava-Jato impõe multa de R$ 3,6 milhões a Léo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira OAS
Deputados aprovam a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2017
https://www.osul.com.br/exercito-sirio-diz-que-o-ataque-dos-estados-unidos-e-aliados-deixou-tres-feridos-em-homs/ Exército sírio diz que o ataque dos Estados Unidos e aliados deixou três feridos em Homs 2018-04-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar