Sábado, 07 de Dezembro de 2019

Porto Alegre
Porto Alegre
25°
Fair

Agro Expodireto Cotrijal completa 20 anos e é homenageada na Assembleia Legislativa

(Foto: Divulgação/Expodireto)

A Expodireto Cotrijal, de Não-Me-Toque, considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, completou 20 anos de sua primeira edição. Em função da relevância que o evento gaúcho possui ao setor, ele foi celebrado na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (21). A homenagem foi proposta pelo deputado Ernani Polo (PP). “O agro é gente, gente que produz e gente que consome. O agro é alimento, o agro é vida”, declarou o parlamentar.

Polo destacou a magnitude alcançada pela Expodireto e elogiou seu idealizador, Nei César Mânica, afirmando que ele soube “com muita sabedoria e competência, transformar o sonho de uma cooperativa, de uma comunidade pequena, em realidade”. O deputado ressaltou ainda outras figuras importantes neste cenário como o ex-presidente Schmitão (Irmfried Otto Ingbert Harry Schmiedt), o jornalista e vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto, autor da expressão “Cidade do Agro”, e apoiadores como Odacir Klein, Francisco Turra e Antônio Sartori.

O setor agropecuário se sobressai na economia do país, como gerador de emprego e renda. Conforme Polo é responsável por mais de 40% do Produto Interno Bruto do RS. O parlamentar defende o papel da Expodireto nesse desempenho, afirmando que reflete um cooperativismo moderno, profissional e que busca a eficiência como forma de se manter competitivo no mercado.

Associaram-se à homenagem na tribuna os deputados Sérgio Turra (PP), Elton Weber (PSB), Paparico Bacchi (PR), Vilmar Zanchin (MDB), Mateus Wesp (PSDB), Tenente-Coronel Zucco (PSL), Luiz Fernando Mainardi (PT), Sérgio Peres (PRB), Eduardo Loureiro (PDT), Aloísio Classmann (PTB) e Eric Lins (DEM).

A Feira

Realizada em uma área de 98 hectares, a feira contou nesta edição com 534 expositores, 268 mil visitantes e uma comercialização recorde de R$ 2,4 bilhões. Em 2007, tornou-se internacional, recebendo delegações estrangeiras, que aumentam a cada edição. Este ano, segundo Polo, comitivas de 74 países dos cinco continentes estiveram no evento.

Todas de Agro

Compartilhe esta notícia:

Grêmio vai em busca de respostas para tratar “recuperação lenta” de Paulo Miranda
Nico López diz que convocação é “sonho”, mas ressalta foco no Inter: “Vou continuar trabalhando forte aqui”
Deixe seu comentário
Pode te interessar