Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Exportações gaúchas recuam 1% em abril

Compartilhe esta notícia:

"O sentimento de pessimismo permanecerá até que os industriais consigam visualizar um ponto de inflexão ou uma saída para esta crise", disse Heitor José Müller, presidente da Fiergs (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

As exportações gaúchas recuaram 1% em abril na comparação com o mesmo período de 2014, totalizando 1,65 bilhão de dólares. O resultado foi puxado pela queda de 5,1% da indústria, responsável por 923 milhões de dólares das vendas totais, que atingiram o menor patamar para o mês desde 2009, quando foram sentidos os efeitos da crise financeira internacional.

“A economia brasileira passa por uma crise de competitividade que é agravada pela falta de acordos comerciais relevantes. Nesse cenário, a taxa de câmbio mais desvalorizada ainda não tem sido suficiente para alavancar as vendas externas da indústria”, afirmou o presidente da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), Heitor José Müller. De um total de 24 segmentos da indústria gaúcha, apenas cinco tiveram crescimento, enquanto 11 caíram e oito ficaram estáveis. Os principais desempenhos negativos vieram de materiais elétricos (-48,0%), máquinas e equipamentos (-15,9%), tabaco (-15,6%), couro e calçados (-12,5%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-10,7%). Os destaques positivos foram de metalurgia (33,3%) e químicos (30,3%).

Em relação aos destinos das vendas externas do Estado, a China garantiu a liderança (612,8 milhões de dólares), um aumento de 6,1%, adquirindo basicamente soja. A segunda posição ficou com a Argentina (101,1 milhões de dólares), que diminuiu em 7,5% as encomendas e recebeu principalmente polietilenos. Na sequência vieram os Estados Unidos (91,1 milhões de dólares), cujos produtos em destaque foram blocos de cilindros para motores. 

Acumulado do ano

 Nos quatro primeiros meses de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado, as exportações totais do Estado desaceleraram 3,8%, com a indústria retraindo 7,7%. Os principais destaques negativos vieram de coque e derivados de petróleo (-92,8%), materiais elétricos (-28,8%), celulose e papel (-25,5%), máquinas e equipamentos (-17,1%) e químicos (-13,4%)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Confira as capas, desta terça-feira, dos principais jornais do País
A Venezuela pagou 30 bilhões de dólares à Odebrecht por obras incompletas
https://www.osul.com.br/exportacoes-gauchas-recuam-1-em-abril/ Exportações gaúchas recuam 1% em abril 2015-05-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar