Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Exportar médicos está se tornando a maior fonte de renda de Cuba

Compartilhe esta notícia:

Envio de médicos pelo mundo é uma tradição em Cuba. (Foto: Reprodução)

Médicos cubanos trabalhavam em 62 países no fim de 2016, em 35 dos quais o governo cobrou por seus serviços. A venda de serviços profissionais, fundamentalmente do setor da saúde, já ultrapassou o faturamento do turismo e se tornou a principal fonte de divisas para a ilha, segundo estatísticas oficiais.

O envio de médicos pelo mundo é uma tradição em Cuba. O sistema serve de ferramenta diplomática para a ilha comunista, mas também de fonte de renda cada vez mais indispensável para o país.

Segundo o ex-ministro da Economia cubano José Luis Rodríguez, citado por um artigo publicado pelo site oficial Cubadebate, os médicos do país que atuam no exterior forneceram “um valor estimado de 11,543 bilhões de dólares, na média anual, entre 2011 e 2015”. A venda de serviços médicos supera as receitas da florescente indústria turística, que se situaram em 2,8 bilhões de dólares em 2016.

O Anuário Estatístico de Saúde 2016 revela que os profissionais cubanos estão em 24 países da América Latina e do Caribe; 27 da África subsahariana; dois do Oriente Médio e da África setentrional; sete da Ásia Oriental e do Pacífico, além de Rússia e Portugal.

A edição digital do Anuário, publicada pelo site especializado Infomed, não informa o número exato de profissionais que intervêm nessas missões internacionais. Mas, segundo o Ministério da Saúde, em meados de 2015 eles eram mais de 50 mil, a metade deles médicos. Ainda de acordo com a publicação, Cuba encerrou 2016 com 90.161 médicos, incluindo os que trabalham no exterior.

Além de Venezuela e Brasil, os mercados mais importantes, os médicos cubanos estão em países como Catar, Kuwait, China, Argélia, Arábia Saudita e África do Sul. (RFI com AFP)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ex-ministro do Equador é preso por suposto suborno da Odebrecht
A Irlanda vai oferecer serviço de aborto a mulheres da Irlanda do Norte
https://www.osul.com.br/exportar-medicos-esta-se-tornando-maior-fonte-de-renda-de-cuba/ Exportar médicos está se tornando a maior fonte de renda de Cuba 2017-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar