Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Extrema-direita vence primeiro turno das eleições regionais da França

Compartilhe esta notícia:

Marine Le Pen, líder do partido de extrema-direita Frente Nacional, obteve 30% dos votos. (Foto: Michel Spingler/AP)

Foi um domingo sombrio para as forças progressistas e democráticas da França. O partido de extrema-direita Frente Nacional foi o mais votado no primeiro turno das eleições regionais, de acordo com pesquisas de boca de urna. Com discurso nacionalista e anti-imigração, a agremiação liderada por Marine Le Pen teve 30% dos votos, três a mais que o partido de centro-direita Republicanos, liderado pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy.

O Partido Socialista, do presidente François Hollande, ficou em terceiro, com 23% dos votos. Socialistas e republicanos terão uma semana para tentar reverter a vantagem da Frente Nacional antes do segundo turno, no próximo domingo. O clima de tensão após a série de ataques que deixaram 130 mortos em Paris em 13 de novembro é apontado como um dos motivos para a alta votação da direita. O Partido Socialista pediu união contra a extrema-direita, mas Sarkozy foi contra.

União

Em discurso após a divulgação das pesquisas, Marine Le Pen pediu a união de “todos os patriotas franceses” no segundo turno. “Nada poderá ser um obstáculo para a vontade profunda do povo.” Ela mesma obteve 40% dos votos para o governo da nova região de Nord-Pas de Calais Picardie, no Norte francês, uma das 13 divisões territoriais criadas em 2014. O partido lidera com percentual similar nas outras duas regiões onde apresentaram candidatura própria. A sobrinha de Marine, Marion Maréchal-Le Pen, recebeu 42% dos votos em Provence-Alpes-Côte d’Azur. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ciro Gomes acusa o vice-presidente da República, Michel Temer, de ser o capitão do golpe
Opositores acusaram o governo da Venezuela de desrespeitar a lei e tentar tumultuar ou fraudar eleições
https://www.osul.com.br/extrema-direita-vence-primeiro-turno-das-eleicoes-regionais-da-franca/ Extrema-direita vence primeiro turno das eleições regionais da França 2015-12-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar