Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Faca no pescoço

Compartilhe esta notícia:

Dilma demonstrou disposição em abraçar a proposta, se ela for adotada, primeiro, pelos movimentos sociais (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Os ministros palacianos – em especial Jaques Wagner (Gabinete) e Ricardo Berzoini (Governo) – estão surpresos com a posição “independente” ou de oposição de deputados que eram aliados. Coube à dupla palaciana nos últimos meses liberar emendas e cargos nos Estados para apadrinhados dos partidos da base. Agora, PMDB, PP e PRB põem a faca no pescoço de Dilma, cientes de que serão chamados pelo ministro Lula para resolver pendências. Assim, podem mudar os votos contra Dilma na comissão do impeachment. Esta é a avaliação do Planalto.

Temer

O vice Michel Temer, esperto, atua nas duas frentes. Faz jogo duro com Dilma e Lula para ganhar força no governo, se a presidente ficar. Mas se ela cair, ele garante a ordem.

Jogo de cena

Temer faz cena como independente. No bastidor, deu aval para Mauro Lopes (PMDB) assumir a Secretaria de Aviação Civil, lotada de peemedebistas. Havia fila de partidos para a pasta.

Cadê você?

A volta de Lula ofuscou a maior encrenca do governo na Lava-Jato: Aloizio Mercadante (PT), gravado pelo assessor do senador Delcídio (sem partido), submergiu ontem.

Memória do foro

Nada disso estaria acontecendo, essa confusão todas as ruas, pedindo investigações sem bloqueios, se o Congresso tivesse aprovado a PEC do fim do foro privilegiado em 2009. Autor é o ex-deputado e ex-delegado da PF Marcelo Itagiba. Entrou na pauta três vezes em um mês daquele ano e foi retirada. Venceu o corporativismo suprapartidário.

Mensaleiros perdoados

São tantas as operações policiais e escândalos ininterruptos revelados que um caso tão revoltante passa batido aos olhos da população. Com respaldo constitucional, a presidente Dilma pediu o perdão de pena aos principais mensaleiros, e o pleno do STF cedeu. A relatoria foi do ministro Roberto Barroso, indicado por ela para a Corte.

Terrorismo na convocação

Um folheto é distribuído há dias em lugares movimentados de Brasília (DF) – principalmente na rodoviária – convocando o povo às ruas hoje para a marcha pró-Dilma. O texto, sem assinatura, alerta que os golpistas vão acabar com o Bolsa Família e o “Minha Casa”.

País travado

Dilma e seus palacianos querem que a comissão do impeachment seja instalada logo. Nas suas contas, o processo cai na Câmara. E ela volta a respirar para governar.

Renan segura?

A presidente Dilma e Lula apostam tudo no aliado Renan Calheiros, que comanda o Senado. Se o impeachment passar na Câmara, hoje a Casa Alta têm votos para barrá-lo.

Jato de Lula

O jatinho Cessna Citation PR-LFT que Lula usou para desembarcar em Brasília (DF) é do empresário Luciano Luft, dono de empresa de transportes no Sul e SP. Não há qualquer ligação com Lula ou o PT. A empresa apenas faz fretes através da Global Táxi Aéreo.

Falou demais

O juiz Moro mirou Lula e atingiu um soco na boca de Eduardo Paes. O prefeito do Rio ficou mal no grampo. Queimou-se com Dilma, o governador Pezão e com a cidade de Maricá inteira – “É uma merda de lugar, porra”, citou para um risonho Lula.

Detalhes

Agora, para você, leitor, rir também: Lurian, a filha de Lula, mora em Maricá com os filhos. E Paes será candidato ao governo do Estado. Conta com os votos da cidade.

Difusão social

Edinho Lobão arrendou as duas geradoras de TV que retransmitem o SBT no Maranhão, de propriedade da família. Especula-se que a rede Difusora servirá a grupo alinhado ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, e ao governador Flávio Dino.

Homem invisível

Por falar nos Lobão, lobistas do Congresso se perguntam como que, incrivelmente, o senador Edison, citado em várias delações, passa incólume na Lava-Jato e nos protestos.

Chute na canela

À revelia do ministro do Esporte, fechado com Dilma e Lula, o PRB na Câmara (que não tem seus interesses atendidos) propalou independência. George Hilton fica no cargo.

Ponto Final

“Telefone é só para marcar encontro. E no lugar errado.” Tancredo Neves, nos anos 1980.

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Calado e Gordinho: Sindicalista Barbudinho
NÃO ADIANTOU APOIAR
https://www.osul.com.br/faca-no-pescoco/ Faca no pescoço 2016-03-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar