Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Facebook proíbe nudez

Compartilhe esta notícia:

Mulheres podem postar fotos de bumbum e mamas no Facebook, desde que não estejam totalmente expostos. (Crédito: Reprodução)

Lançado recentemente, o projeto Instant Articles, do Facebook, para publicar na plataforma reportagens do jornal The New York Times, do BuzzFeed e de mais sete veículos americanos e europeus, não poderá incluir nudez ou “ameaça direta à segurança pública”.

“Esse conteúdo não é tratado de forma diferente de todos os outros publicados no Facebook”, afirmou a assessoria de imprensa da rede social. “Solicitamos que todo conteúdo publicado diretamente obedeça aos nossos Padrões da Comunidade.”

Os padrões listados pela plataforma são agora menos restritivos, após uma série de controvérsias – uma delas em torno da remoção do perfil da revista The New Yorker, em 2012, por um cartum em que apareciam os mamilos de uma mulher desenhada.

Sobre nudez o Facebook faz hoje, entre outros avisos: “Restringimos algumas imagens de seios que mostram os mamilos. Removemos fotos com foco em nádegas totalmente expostas [e] descrições de atos sexuais que exponham detalhes vívidos”.

Facebook restringe imagens de seios que mostram os mamilos. Crédito: Reprodução

Facebook restringe algumas imagens de seios que mostram os mamilos. Crédito: Reprodução

A rede se justifica e até se desculpa antecipadamente: “Alguns públicos podem ser mais sensíveis a esse tipo de conteúdo. Nossas políticas podem ser mais duras do que gostaríamos e restringir conteúdos compartilhados com objetivos legítimos”.

Em questão sensível para o jornalismo, os padrões do Facebook também alertam: “Removemos ameaças reais feitas a figuras públicas, bem como discursos de ódio direcionados a elas”. E remetem a “ferramentas para [o usuário] evitar conteúdos ofensivos”.

O site Gawker, que não entrou na primeira lista de organizações jornalísticas do Instant Articles, questionou a cobertura de imprensa do lançamento por “omitir” que o Facebook, com seus Padrões da Comunidade, não tem nada de “neutro” quanto ao conteúdo jornalístico.

O próprio NYT perguntou, em um texto: “O que acontece quando editores decidirem que o certo, jornalisticamente, é mostrar foto com seios que o Facebook não permita?”. Não respondeu, mas anotou que “é por isso que nenhum veículo quer se tornar dependente da rede”. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Planos de saúde premiam clientes que emagrecem e fazem exercícios
Jovem que ficou deformada após plástica refaz cirurgia
https://www.osul.com.br/facebook-proibe-nudez/ Facebook proíbe nudez 2015-05-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar