Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Falha no WhatsApp permite ler conversa criptografada

Compartilhe esta notícia:

Falha ocorre na forma como aplicativo de mensagem adota sistema de codificação de mensagens. (Crédito: Reprodução)

O WhatsApp possui uma brecha que permite ler conversas dos usuários mesmo que as mensagens estejam criptografadas, informa o jornal britânico The Guardian.

A falha foi descoberta por Tobias Boelter, um pesquisador da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), que chegou a comunicá-la em abril do ano passado ao Facebook, o dono do aplicativo de mensagem, que não resolveu o problema. A vulnerabilidade decorre, diz o jornal, da forma como o WhatsApp implantou um modelo de criptografia de ponta a ponta.

Esse sistema gera chaves únicas de segurança para cada usuário. É com elas que as mensagens são codificadas e decodificadas. A criptografia de ponta a ponta, como o nome sugere, protege todo o trajeto da comunicação entre as pontas (os participantes) de uma conversa. Com ela, nenhum intermediário, nem mesmo o WhatsApp, deve ser capaz de interferir na conversa e obter o conteúdo que foi compartilhado.

Só que o WhatsApp adaptou o protocolo Signal, desenvolvido pela Open Whisper Systems, amplamente usado por outros aplicativos “seguros”, como, por exemplo, o Telegram. Essa modificação permite que o aplicativo force a troca das chaves de um usuário que não esteja conectado à internet sem que as pessoas que conversem com ele sejam avisadas.

A partir daí, todas as mensagens marcadas como não entregues são criptografas com a nova chave e enviadas novamente, diz o Guardian. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Espião britânico foge de casa com a família, pouco antes de ser identificado como redator do relatório comprometedor sobre Donald Trump
Brasileiro vai parar de se submeter a cirurgias plásticas após gastar 1,5 milhão de reais em mais de 50 intervenções
https://www.osul.com.br/falha-no-whatsapp-permite-ler-conversa-criptografada/ Falha no WhatsApp permite ler conversa criptografada 2017-01-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar