Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Falta de vagas no regime semiaberto não justifica manutenção em regime fechado

Compartilhe esta notícia:

O colegiado determinou a remoção do preso para estabelecimento prisional destinado ao cumprimento de pena em regime semiaberto e, em caso de impossibilidade, estabelecer o regime aberto ou a prisão domiciliar até o surgimento de uma vaga no semiaberto. (Foto: Reprodução)

Em decisão unânime, a 5ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu habeas corpus a um preso beneficiado com a progressão para o regime semiaberto, mas que continuou em regime fechado por falta de local para o cumprimento da pena mais branda.

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) havia denegado a ordem sob o fundamento de que o regime de cumprimento da pena é aquele determinado pela sentença, e o benefício do semiaberto é uma exceção. Assim, na ausência de vagas em sistema mais brando, o TJ-SP entendeu que o preso deveria aguardar no sistema sentencial.

No STJ, entretanto, a decisão foi reformada. O relator, ministro Ribeiro Dantas, destacou que já é entendimento pacificado na Corte que, em caso de falta de vagas em estabelecimento prisional adequado, a permanência no regime fechado caracteriza constrangimento ilegal ao preso, uma vez que ele não poderá ser prejudicado pela precariedade do sistema prisional.

O colegiado determinou a remoção do preso para estabelecimento prisional destinado ao cumprimento de pena em regime semiaberto e, em caso de impossibilidade, estabelecer o regime aberto ou a prisão domiciliar até o surgimento de uma vaga no semiaberto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Venda de passagem aérea terá novas regras que podem baixar os preços
Os aliados já trabalham pela candidatura de Luciano Huck à Presidência da República. O apresentador comemorou a pesquisa, mas ainda não diz ser presidenciável
https://www.osul.com.br/falta-de-vagas-no-regime-semiaberto-nao-justifica-manutencao-em-regime-fechado/ Falta de vagas no regime semiaberto não justifica manutenção em regime fechado 2016-01-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar