Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Faltou Nova York

Compartilhe esta notícia:

Marqueteiro João Santana (Foto: Banco de Dados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A PF (Polícia Federal) cercou o marqueteiro João Santana no dia da operação que o levou à cadeia. Houve mandados de busca e apreensão cumpridos em Salvador (BA) – no apartamento do Corredor da Vitória, e em um condomínio de luxo onde é vizinho de Ricardo Pessoa, da UTC. O juiz Sergio Moro bloqueou um apartamento dele em Interlagos, em São Paulo. Mas até agora a PF não conseguiu cooperação com o FBI para invadir o apartamento que Santana tem em Nova York (EUA). Os investigadores suspeitam que os documentos comprometedores estão lá, em um cofre. A assessoria do marqueteiro confirmou que não houve buscas no imóvel nos Estados Unidos.

Chapa quente

O primeiro e maior desafio do novo ministro da Justiça, que assume hoje, é acalmar o PT. Wellington Cesar é da cota de Jaques Wagner, não do partido.

Blindagem oficial

A presidenta Dilma Rousseff subiu o tom e cobrou do ministro do Planejamento, Valdir Simão, pressa no corte dos cargos comissionados anunciado há meses. As pastas não ajudam.

Claque encomendada

Uma prévia do que vem aí. Escolhido por Aécio Neves (PSDB-MG) para disputar a prefeitura do Rio, Carlos Osório (PSDB) foi vaiado no Centro. E estava protegido pelo arcebispo.

Cabos eleitorais

O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e o presidente nacional do PT, Rui Falcão, prometeram a Lula defendê-lo em público. “Em vez de enfraquecê-lo, os reiterados ataques das últimas semanas só aumentam a vontade dele [Lula] de continuar lutando por um Brasil mais justo.”

Balanço

O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo vai evitar o confronto com setores do PT que pediram sua cabeça. Responde apenas, em conversas reservadas, que sua gestão à frente da pasta “primou pela imparcialidade e responsabilidade”.

Bando & ladrões

Esse caso do bando de 20 que explodiu na terça-feira à noite a agência do Banco do Brasil em Araguatins (TO) lembra o que ocorreu em Paraipaba (CE), em 2013. No Tocantins, o povo entrou na agência para roubar o dinheiro que sobrou. No Ceará, após explodir caixas, os ladrões viram os moradores invadirem o banco e colher notas junto com a quadrilha.

Custo do assalto

No bilhete para a delegada, o chefe do bando desabafou: “Foi prejuízo, o que pegamos nem pagou operação. E doutora, esse povo é muito ladrão!”, revelou a Coluna à época.

Na lista

Por falar em bando, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) não desistiu de descobrir quem são os oito deputados que prometeram votos em Hugo Motta para líder, e o traíram por Picciani.

Te cuida, Barbosa

O PT vai intensificar as críticas ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, como fez com Joaquim Levy. “É inadmissível que projetos de reforma fiscal impliquem, a curto, médio ou longo prazo, cancelamento de direitos e arrocho salarial”, ataca a direção.

Batendo cabeça

Apesar de “cordial”, a relação de Jaques Wagner com o vice Michel Temer anda estremecida. Há quatro meses no governo, o mais “lulista” dos ministros avalia que o peemedebista poderia se “engajar” mais. Temer reclama que não é chamado a dialogar.

Alvo de ataques

O servidor da Câmara dos Deputados Raimundo Saraiva, que teve seu contracheque exposto em redes sociais, tem sido vítima constante de constrangimentos dentro e fora da Casa. Atribui a algum “servidor irresponsável” a divulgação do documento.

Silêncio na fotocópia

O chefe do Serviço de Reprodução de Documentos Oficiais ordenou aos funcionários que não lhe transfiram ligações. Raimundo ganha 32 mil reais, brutos, como chefe do setor. Na internet, aparece como ‘tirador de fotocópias’, o que não é verdade.

Tranquilo?

Com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de acolher a denúncia contra ele, Cunha desconversa: “Estou absolutamente tranquilo. É assunto técnico e de responsabilidade dos meus advogados.”

Nem tanto, chefe

Muita gente pensou ser homenagem a Cardozo, que deixou o Ministério da Justiça, a bandeira a meio mastro na sede da PF na terça-feira. Era homenagem a policial assassinado por bandido.

Consumidor protegido

O presidente do Inmetro, Luís Panelli, assina hoje em Brasília acordo de cooperação técnica com a Secretaria Nacional do Consumidor

Ponto Final

Em vez de explicar como os pedalinhos comprados por segurança foram parar no sítio, com nomes de netos, Lula explica que quem criou o cargo de segurança de ex-presidente foi Fernando Henrique.

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Blindagem a Segovia
SOBRE FRUSTRAÇÕES
https://www.osul.com.br/faltou-nova-york/ Faltou Nova York 2016-03-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar