Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Famoso traficante El Chapo entrou em segredo nos Estados Unidos duas vezes enquanto estava foragido

Compartilhe esta notícia:

El Chapo foi recapturado em janeiro e está na prisão de Altiplano, no México. (Crédito: Reprodução)

Joaquín “El Chapo” Guzmán entrou duas vezes em segredo nos Estados Unidos para visitar parentes, informou a filha mais velha do traficante. Pouco depois da entrevista com o ator Sean Penn, publicada na revista Rolling Stone, que teria dados pistas à polícia sobre o seu paradeiro – o pai de Rosa Isela Guzmán Ortiz teria escapado do radar policial e cruzado a fronteira até o Estado americano da Califórnia. Nas viagens, o traficante teria contado com a cumplicidade de funcionários corruptos do governo mexicano, disse Rosa.

Alvo da guerra às drogas. 

El Chapo teria entrado nos Estados Unidos no fim de 2015 e ido duas vezes até a casa da filha, uma residência de cinco quartos que ele comprou para Rosa e os quatro netos. Naquele momento, o traficante era o principal alvo da guerra às drogas — o que levanta dúvidas sobre como teria driblado o sistema de inteligência e o controle de fronteira dos dois países. “Eu perguntei isso para ele, acredite em mim”,  afirmou.

Além de Rosa, os Estados Unidos abrigam a terceira mulher do traficante, Emma Coronel, cidadã americana que deu à luz, em 2011, duas filhas gêmeas da relação. Naquela época, El Chapo estava foragido havia mais de uma década, e o então presidente, Felipe Calderón, especulava que o chefe do Cartel de Sinaloa estivesse ao norte da fronteira. “Ele não está em território mexicano. Suponho que El Chapo esteja no território americano”,  afirmou na época ao jornal New York Times.

Traficante financiou eleições. 

Rosa ainda revelou que o pai financiou a eleição de políticos mexicanos experientes. A contrapartida era a vista grossa para as fugas do traficante, recapturado em janeiro após sete meses foragido do complexo de segurança máxima de Altiplano. “Meu pai não é criminoso. O governo é culpado”, relatou ao jornal Guardian a herdeira, segundo quem El Chapo teria comprado funcionários do alto escalão do governo mexicano com recursos para campanhas políticas. “São hipócritas. Agora que o pegaram o chamam de criminoso, mas disseram nada quando o pediram financiamento.”

Rosa afirmou que a família cogita divulgar cópias dos cheques e nomes dos políticos a quem foram dirigidos para firmar o pacto de apoio. As autoridades do México, segundo a filha do traficante, teriam rompido um acordo de proteção ao traficante. El Chapo planejava passar o comando do Cartel de Sinaloa ao meio-irmão de Rosa, Iván Archivaldo, quando foi traído pelo governo e pelo comparsa Ismael “El Mayo” Zambada.

Fugas espetaculares. 

Conhecido pelas fugas espetaculares, El Chapo fugiu da prisão Ponte Grande em uma cesta da lavanderia em 2001. Em julho de 2015, escapou por um túnel de um quilômetro e meio — segundo Rosa, sem receio de ser pego: “A fuga do meu pai foi um acordo”,  declarou ela, sobre a última escapada do traficante, que levou ao indiciamento de 34 pessoas por ajudá-lo, incluindo o então diretor do complexo de Altiplano, no México.

Os poderes políticos na Cidade do México e em Washington (EUA)  ainda não se manifestaram sobre as acusações de Rosa, dadas em uma série de entrevistas que concedeu com o aval do pai,  na primeira vez em que ela fala com a imprensa. Ela descarta ter recebido dinheiro sujo do pai. Cidadã americana, Rosa administra pequenos empreendimentos na Califórnia. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Piloto assume que erro de digitação quase provocou a colisão entre dois aviões próximos ao aeroporto de Brasília
Fórum Nacional do Milho busca caminhos para ampliar produtividade
https://www.osul.com.br/famoso-traficante-el-chapo-entrou-em-segredo-nos-estados-unidos-duas-vezes-enquanto-estava-foragido/ Famoso traficante El Chapo entrou em segredo nos Estados Unidos duas vezes enquanto estava foragido 2016-03-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar