Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Confronto entre coletes amarelos e polícia marca Páscoa em Paris

Farsul realiza debate sobre agricultura de precisão na tarde desta segunda-feira (15)

Evento foi aberto às 14h desta segunda-feira com a presença do presidente da Farusl, Gedeão Pereira. (Foto: O Sul)

A Farsul realiza na tarde desta segunda-feira um debate a fim de esclarecer sobre a legislação de apoio à agricultura de precisão. O evento foi aberto às 14h pelo presidente da entidade, Gedeão Pereira. Em seguida, Márcio Albuquerque, presidente da ABAP( Associação Brasileira de Agricultura de Precisão), abordou a importância do tema para a gestão da produção rural. Segundo ele, a ABPA está ligada ao MAPA e ao Ministério da Ciência e Tecnologia e busca apoio para seu desenvolvimento através da tecnologia nacional, políticas públicas, legislação, mão de obra qualificada. “É preciso buscar equilíbrio entre desenvolvimento local e tecnologia internacional”, aponta Albuquerque, lembrando que o País conta com GPS mas com nenhuma empresa nacional produzindo esta tecnologia.

Em seguida, o professor da Universidade Federal do RS, Christian Bredemeier, abordou o ensino e a pesquisa em AP no Brasil. Hoje, somente no Rio Grande do Sul, são 31 escolas de agronomia e com um número relativamente baixo em formação específica na área. Isto, segundo ele, abre oportunidades para se fomentar e otimizar o setor, além de “grande possibilidade de contribuições por parte das universidades”.

Os desafios também passam pela integração com o setor produtivo e empresas ligadas a AP, fomento ao empreendedorismo, formação e capacitação profissional nas áreas de tecnologia e conhecimento, além da qualificação dos agentes, entre outros itens. O encontro se estende até o final da tarde.

Deixe seu comentário: