Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte A Federação Internacional de Futebol, a FIFA, encerrou a investigação sobre a queixa de Neymar contra o Barcelona

Compartilhe esta notícia:

Neymar perdeu a primeira batalha contra o Barcelona na ação em que pede bônus. (Foto: Reprodução)

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) informou que encerrou as investigações sobre a queixa apresentada por Neymar, do Paris Saint-Germain, contra o Barcelona, pelo não pagamento do bônus de assinatura acordado por ambas as partes na última renovação do contrato do atleta com o clube. A entidade argumentou que não aceita a denúncia já que o caso está sendo tratado em outros níveis e que, portanto, não irá interferir com eles. A reclamação de Neymar foi feita em agosto de 2017, mas só agora, seis meses depois, a entidade se pronunciou oficialmente.

O jogador cobrava 43 milhões de euros de bônus (cerca de R$ 174 milhões) em relação à primeira renovação com o clube – feita em outubro de 2016 –, que reteve esta quantia. O valor a princípio era de 26 milhões de euros, mas agora foram acrescidos impostos. A batalha agora será apenas na Justiça Espanhola, onde o craque abriu uma ação sobre a mesma cobrança.

“Após ser avisado que, aparentemente, a mesma questão foi submetida em paralelo diante de diferentes jurisdições pela mesma parte, a administração da Fifa informou às partes na disputa que, baseado na jurisprudência de longa data e na bem estabelecida jurisprudência dos órgãos de decisão da Fifa, não parecia estar em posição de continuar com a investigação do caso. Os procedimentos, portanto, foram fechados por motivos formais”, afirmou um porta-voz.

Em janeiro, o jornal “El Mundo” informou que Neymar tinha arquivado uma ação judicial com tribunais espanhóis contra o clube catalão em relação ao mesmo caso. O Barça disse que não pagaria o bônus e posteriormente anunciou que processaria Neymar por uma quebra de contrato. O atacante tinha um vínculo de cinco anos, até 2021, mas saiu antes do previsto ao ser vendido por 222 milhões de euros ao PSG.

Contrato com a Globo

Uma reportagem publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo” revelou que o jogador Neymar manteve um contrato de exclusividade com a Rede Globo durante a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil. A publicação teve acesso a documentos que constam de processo contra empresas do pai do atleta de 25 anos, atualmente no PSG (Paris Saint-Germain) e que na época vestia a camisa do Barcelona (Espanha). Os valores não foram detalhados.

De acordo com a matéria, o contrato não impedida que o camisa 10 as Seleção Brasileira atendesse outros veículos, mas previa uma série de privilégios à emissora televisiva, incluindo o acesso antecipado a informações importantes relacionadas ao próprio jogador. Durante a vigência do contrato, ele participou de diversos programas da Globo, como “Domingão do Faustão”, “Fantástico” e “Caldeirão do Huck”.

Em 2015, uma participação de Neymar no programa da Xuxa, na TV Record, teria causado preocupação entre pessoas de sua equipe. Em uma cópia de e-mail obtida pela reportagem, o assessor Eduardo Musa alerta o pai do craque sobre a possível infração ao contrato com a Globo: “Ney, como te adiantei por telefone, a assessora da Xuxa me pediu para que ela fizesse uma visita ao instituto junto com Neymar Jr (…). Mas como você me orientou a agendar a visita, sugeri para ela a quinta-feira (…). Como te falei, estamos infringindo o contrato da Globo”.

Por meio de comunicado, a Rede Globo declarou à “Folha de S. Paulo” que o contrato citado não existe mais. “Firmado em 2014, referia-se a participações especiais de Neymar em programas e campanhas da emissora, bem como ao uso de conteúdos audiovisuais produzidos pelo jogador”. Já a assessoria de Neymar não se manifestou sobre o assunto.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

A boa vida de Neymar quando fica no Brasil
Com equipe reserva, Grêmio pega o Cruzeiro em Novo Hamburgo
https://www.osul.com.br/federacao-internacional-de-futebol-fifa-encerra-investigacao-sobre-queixa-de-neymar-contra-o-barcelona/ A Federação Internacional de Futebol, a FIFA, encerrou a investigação sobre a queixa de Neymar contra o Barcelona 2018-02-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar