Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Feirão do Limpa Nome da Serasa permite que os consumidores renegociem as dívidas em atraso

Compartilhe esta notícia:

No feirão, as empresas oferecem descontos e mudanças nos prazos de pagamento de dívidas atrasadas. (Foto: Reprodução)

Começa nesta segunda-feira (06) o Feirão Limpa Nome da Serasa, que permite que os consumidores com dívidas em atraso possam rever suas pendências e recuperar o crédito. As renegociações acontecerão pela internet até o dia 30 de novembro. Não há previsão de data para a versão presencial do feirão.

Os consumidores poderão renegociar as suas dívidas diretamente com as empresas credoras que estiverem participando. Para fazer isso, é preciso acessar o site da Serasa Consumidor e se cadastrar. Para quem não sabe se está com o nome sujo, também é possível fazer uma consulta gratuita para verificar se há pendências em seu CPF.

Para renegociar a suas dívidas no feirão, o consumidor inadimplente deve verificar se a empresa para a qual está devendo estará participando do programa. Segundo a Serasa Experian, o feirão terá empresas de diversos segmentos, como bancos e financeiras, telefonia, lojas e recuperadoras de crédito.

No feirão, as empresas irão oferecer descontos e mudanças nos prazos de pagamento de dívidas atrasadas. A negociação será feita online, por e-mail ou chat, ou telefone. Algumas empresas já terão ofertas pré-estabelecidas, disponibilizando simulação e boletos para a quitação de dívidas. Ainda segundo a Serasa, 320 mil pessoas, aproximadamente, limparam seus nomes no feirão do ano passado.

Consumidores no vermelho

Segundo a Serasa, o número de pessoas com contas em atraso cresceu 1,5% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2016, para 60,5 milhões de consumidores. Somadas, as dívidas dessas pessoas chegam a R$ 267,5 bilhões. O valor médio devido por cada inadimplente é de R$ 4.422. A maioria das pendências tem relação com dívidas bancárias e de cartão de crédito.

Antes de renegociar

A Serasa recomenda que, antes de tentar negociar uma dívida com o credor, o consumidor faça as contas para saber qual valor de parcelamento caberia em seu orçamento. Para isso, é preciso calcular todas as despesas fixas da família e somar às dívidas já assumidas. Assim, o consumidor saberá qual é o valor de sobra para pagar o parcelamento da dívida a ser renegociada.

Outra dica é utilizar o 13º salário para ajudar a resolver a situação financeira. “O consumidor deve aproveitar a oportunidade para limpar o nome, renegociando com condições de pagamento que caibam em seu bolso”, diz em nota o diretor de estratégia e gestão Serasa, Raphael Salmi. “Estamos na época de recebimento do 13º salário e, para quem possui o benefício, é recomendável que priorize o pagamento da dívida”, acrescenta.

Black Friday

Um levantamento do Serasa Consumidor mostra que três em cada dez brasileiros pretendem comprar na Black Friday, que neste ano será realizada no dia 24 de novembro. Desse total, 90% acreditam que deve conseguir bons descontos na data. A pesquisa ouviu 4.301 pessoas em todo o País, entre os dias 17 de outubro e 24 de outubro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Economia dos Estados Unidos cresce 3,7% no segundo trimestre
Para a indústria, projeto que ressuscita a CPMF é um “absurdo”
https://www.osul.com.br/feirao-limpa-nome-da-serasa-permite-que-os-consumidores-renegociem-as-dividas-em-atraso/ Feirão do Limpa Nome da Serasa permite que os consumidores renegociem as dívidas em atraso 2017-11-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar