Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Feriadão para confirmar votos

Compartilhe esta notícia:

Mesmo sendo menores que na edição de 2014, os números da Expointer foram expressivos, diante da retração da economia. (Foto: Jackson Ciceri/ o Sul)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flavio Pereira

Os principais aliados do governo de José Ivo Sartori (PMDB) aproveitam o feriadão para a abordagem aos líderes e membros das bancadas que ocupam cargos na máquina estadual, calculando, afinal, quantos votos certos estariam disponíveis para a aprovação do rigoroso pacote fiscal. O pacote fiscal contém medidas de redução de custos na área previdenciária, com adoção de novos parâmetros para futuras aposentadorias, e talvez o ponto mais explosivo: o aumento seletivo das alíquotas do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias. Esta medida recebeu, na semana que passou, apoio de prefeitos reunidos em Esteio, e que desejam compartilhar com os 25% do total da receita que lhes cabe. Hoje, o governo ainda não teria com tranquilidade os votos necessários para colocar estas e outras medidas em votação no plenário.
Saque das custas judiciais

Única das propostas que já possui antecipadamente, maioria de votos para aprovação, a ampliação do saque das custas judiciais dos atuais 85% para 95% vem sendo objeto de negociação do governo, que pretende casá-la com os demais projetos. Seria a forma de obter os votos que faltam para aprovar as medidas de ajuste mais amargas. Ainda existe forte resistência entre os deputados aliados a esta votação casada.
No Diário Oficial

Quem consulta o caderno do Poder Executivo do Diário Oficial do Estado fica impressionado com o número impressionante de aposentadorias de policiais militares publicadas nos últimos dias.
O exemplo da Expointer

Quando sustentam que o investimento no agronegócio é aquele que traz retorno mais rápido para a economia, os líderes do setor estão dizendo uma verdade. Basta conferir os números dos negócios realizados durante a 38 Expointer, e que bateram em R$ 1,70 bilhão. Foram 509.204 visitantes no Parque de Exposições Assis Brasil. Mesmo sendo menores que na edição de 2014, os números foram expressivos, diante da retração da economia.
Descolando do sistema financeiro

O vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, deu a receita que muitos produtores estão adotando como forma de abrir margem maior de lucro: o descolamento do sistema financeiro, com a compra direta dos exemplares. “A Expointer espelha o trabalho de um longo período”, avaliou.
A lista de Basegio

Está cada vez mais evidente que, caso se confirme a perspectiva de perda do mandato pela acusação do mau uso de verbas indenizatórias e contratação de funcionários, o deputado estadual Diógenes Basegio, ex-lider do PDT poderia vir a utilizar publicamente um dossiê onde estariam nomes de deputados de outras bancadas – inclusive a sua, o PDT – que adotariam as mesmas práticas. Seria no seu discurso de despedida, em plenário.

flaviopereira@osul.com.br

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Associação de Juízes e Reforma Trabalhista
A “sopa de letrinhas” que é a nossa política
https://www.osul.com.br/feriadao-para-confirmar-votos/ Feriadão para confirmar votos 2015-09-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar