Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Festival de Cinema Polonês entra em cartaz no Cine Santander Cultural

Compartilhe esta notícia:

Entre os longas, está o premiado "Prédios Flutuantes" que conta sobre o desejo proibido e a busca de identidade (Foto: Prana Filmes/divulgação)

A partir de 28 de julho entra em cartaz no Cine Santander Cultural o Festival de Cinema Polonês. A 6ª Mostra reúne seis longas de ficção e seis curtas documentários que circulam pelos principais centros culturais do Brasil.

Nesta edição, o objetivo é destacar novos talentos e apresentar obras contemporâneas produzidas entre 2012 e 2015. “O cinema polonês é considerado um dos mais expressivos do mundo, graças ao trabalho de grandes diretores como Andrzej Wajda, Krzysztof Kieslowski, JerzySkolimowski ou Roman Polanski. Porém, o cinema polonês atual e seus realizadores são desconhecidos por grande parte do público brasileiro. Queremos ampliar essa lista de diretores e apresentar outros nomes interessante da nova geração, que estão produzindo filmes de impacto, ressonante e premiados neste novo século, como: Jan Komasa, Tomasz Wasilewski,Bodo Kox e Tomasz Śliwiński,” explica Ewa Zukrowska, cocuradora e produtora do Festival no Brasil.

 A nova geração que se comunica pelo Skype e Facebook aparece no longa "A Promessa" (Foto: Prana Filmes/divulgação)

A nova geração que se comunica pelo Skype e Facebook aparece no longa “A Promessa” (Foto: Prana Filmes/divulgação)

Entre os longas, está o premiado “Prédios Flutuantes” que conta sobre o desejo proibido e a busca de identidade; a história dos irmãos Jacek, Tomak e Magda no título “A Moça do Armário” – considerada a melhor estreia dos últimos anos. A nova geração que se comunica pelo Skype e Facebook aparece no longa “A Promessa”. O começo da carreira de um famoso cardiologista que, apesar da dura realidade comunista, revolucionou a medicina polonesa é contado no filme “Deuses”. Uma investigação sobre a morte de uma jovem mulher em “Jeziorak”. E por fim, uma história universal da juventude e amor, tendo como plano de fundo uma guerra, em “Varsóvia 44”.

"Varsóvia 44" tem a guerra como pano de fundo para contar uma história sobre amor e juventude  (Foto: Prana Filmes/divulgação)

“Varsóvia 44” tem a guerra como pano de fundo para contar uma história sobre amor e juventude (Foto: Prana Filmes/divulgação)

O destaque fica por conta de curtas documentários com curadoria da Fundação de Cinema em Cracóvia – um dos organizadores mais antigo dos Festivais de cinema na Europa, dedicado a curtas e animação. O programa consiste em obras realizadas pelas melhores escolas de cinema na Polônia. Entre os títulos, estão: “Nossa Maldição”, indicado ao Oscar de melhor documentário em curta-metragem e “O Objeto”, vencedor da menção especial no Festival de Sundance em 2015.

O Festival é uma realização conjunta do Centro Cultural Banco do Brasil, Instituto Polonês de Cinema, Embaixada da Polônia em Brasília, Agência Mañana e a Fundação de Cinema de Cracóvia, que juntos promovem produções cinematográficas polonesas no Brasil.

 

Confira a programação do Festival de Cinema Polonês

28 de jul – quinta
15h Programa de Curtas da Polônia 1 Vários Diretores
17h Jeziorak Michal Otlowski
19h Deuses Lukasz Palowski
Sessão comentada pelo músico Tiago Halewicz

29 de jul – sexta
15h “Programa de Curtas da Polônia 2” Vários Diretores
17h “A Moça do Armário” Bodo Kox
19h “Prédios Flutuantes” Tomasz Wasilewski

30 de jul – sábado
15h “Varsóvia 44” Jan Komasa
17h “As Mãos de Orlac” Robert Wiene
Sessão especial musicada ao vivo pelo artista Diego Poloni

31 de jul – domingo
15h “A Promessa” Anna Kazejak
17h “Programa de Curtas da Polônia 1” Vários Diretores
19h “Jeziorak” Michal Otlowski

2 de ago – terça
15h “Deuses” Lukasz Palowski
17h “Programa de Curtas da Polônia 2” Vários Diretores
19h “A Moça do Armário” Bodo Kox

3 de ago – quarta
15h “Prédios Flutuantes” Tomasz Wasilewski
17h “Varsóvia 44” Jan Komasa
19h “A Promessa” Anna Kazejak

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Brasileiros ganham “Oscar dos quadrinhos” com obra “Dois Irmãos”
Pato Fu faz show em Porto Alegre e Novo Hamburgo
https://www.osul.com.br/festival-de-cinema-polones-entra-em-cartaz-no-cine-santander-cultural/ Festival de Cinema Polonês entra em cartaz no Cine Santander Cultural 2016-07-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar