Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Artes Visuais Festival em homenagem a Caio Fernando Abreu promove sua primeira edição

Compartilhe esta notícia:

Caio Entre Nós ocorrerá em diversos espaços em Porto Alegre. (Foto: Divulgação)

Entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro, Porto Alegre receberá a primeira edição do “Festival Caio Entre Nós – uma homenagem a Caio Fernando Abreu”, que ocorrerá no Teatro do Sesc, Sala de Música do Multipalco Theatro São Pedro e Santander Cultural. O projeto, uma iniciativa do diretor Luis Artur Nunes, o ator Marcos Breda e a produtora Ivana Dalle, é a primeira das atividades das comemorações aos 70 anos de nascimento do autor, uma grande homenagem à sua vida e obra, que segue atual e conquistando leitores de todas as gerações. Uma semana inteira com mostra teatral, bate-papos literários e sessões de cinema, e diversas atividades com entrada franca.

A programação do evento inicia nesta quarta-feira (27) com a mostra teatral, com apresentações no Teatro do Sesc. Em sessão de pré-estreia nacional, o público poderá conferir o espetáculo “O tempo é só uma questão de cor”, com atuação de Mauricio Silveira e direção de Antônio Gilberto. No dia 28, Marcos Breda e Luís Artur Nunes sobem ao palco para a leitura multimídia de “O Homem e a Mancha”, projeto desenvolvido para as comemorações dos 20 anos de estreia do espetáculo estrelado por Breda e dirigido por Nunes, última peça escrita por Caio. A linguagem multimídia inclui vídeos, imagens e momentos da montagem de 1996.

“No se puede vivir sin amor” poderá ser conferido pelo público no dia 29 de setembro. O solo de Nara Keiserman com textos de Caio Fernando Abreu e direção de Demetrio Nicolau é uma coleção dos textos mais poéticos de Caio, em que o amor é a premissa de uma existência eventualmente feliz e completa. O roteiro inclui um poema e duas cartas inéditas escritas pelo autor especialmente para Nara. A programação teatral encerra no dia 30 de setembro com “Caio do Céu”, com Deborah Finocchiaro e Fernando Sessé, dirigido por Luís Artur Nunes. O espetáculo transpõe o universo do autor para o palco através de crônicas, cartas, contos, poemas, textos teatrais, depoimentos, música ao vivo e projeções. Traz para a cena o próprio Caio por meio de vídeos com trechos de suas entrevistas.

A Sala de Música do Multipalco Theatro São Pedro sediará de 01 a 03 de outubro rodadas de literatura em uma programação que abrange grande parte do extenso conteúdo literário produzido por Caio ao longo de sua vida e que atrai ainda hoje diversos estudiosos de sua obra. O único espetáculo infantil assinado por Caio F, “Comunidade do Arco Íris” terá uma leitura cênica dirigida por Suzana Saldanha e as rodadas receberão nomes como Marcos Breda, Luís Artur Nunes, Amanda Costa, Luiz Francisco Wasilewski, Regina Zilberman, Maria da Glória Bordini, Márcia Ivana Lima e Silva, Luís Augusto Fischer, Homero Araújo, Ed Moreno e Israel de Castro Fristch. Todas as atividades no Multipalco têm entrada franca por ordem de chegada.

O cinema também integra o festival, que contará com exibições dos filmes “Sargento Garcia” e “Aqueles Dois” além de bate-papo com diretores convidados no Cine Santander Cultural, com entrada franca.

Serviço:

Festival Caio Entre Nós

27 de setembro a 3 de outubro, em Porto Alegre

Os ingressos para os espetáculos custam R$ 30,00 com 50% de desconto para estudantes, idosos e classe artística e podem ser adquiridos antecipadamente até 26 de setembro às 18h na Aldeia – Rua Santana, 252. De 27 a 30 de setembro, na bilheteria do Teatro do SESC a partir das 19h.

Mais informações: www.caioentrenos.com.br | facebook.com/caioentrenos

programação:

27/09 – QUARTA, 20h
Abertura do Festival: “O Tempo é só uma Questão de Cor” (RJ) com Mauricio Silveira e direção de Antônio Gilberto. Em pré-estreia nacional, o espetáculo apresenta ao público contos, crônicas e fragmentos de textos de Caio Fernando Abreu. A pesquisa, seleção dos textos e dramaturgia foi realizada pelo diretor Antônio Gilberto, que tem no currículo a assistência de direção do espetáculo “Irresistível Aventura” (com Dina Sfat).

28/09 – QUINTA, 20h
Leitura Dramatizada Multimídia: “O Homem e a Mancha: 20 anos-luz” (RJ) com Marcos Breda e Luís Artur Nunes. O espetáculo propõe uma nova forma de teatralizar “O Homem e a Mancha”, última peça escrita por Caio Fernando Abreu. A linguagem multimídia inclui vídeos e imagens da montagem de 20 anos atrás. Num palco despido de cenários, Marcos Breda lê/interpreta os 5 personagens originais enquanto Luís Artur enuncia as rubricas do autor, configurando uma performance de cunho épico-dramático.

29/09 – SEXTA, 20h
“No se puede vivir sin Amor” (RJ) com Nara Keiserman e direção de Demetrio Nicolau . A peça é uma colagem de textos de Caio F. Abreu que inclui, entre outros, um poema e duas cartas inéditas escritas por ele para a atriz. Nara Keiserman é atriz, diretora, pesquisadora, diretora de movimento e professora de Corpo & Movimento na Escola de Teatro da UniRio.

30/09 – SÁBADO, 20h
“Caio do Céu” (POA) com Deborah Finocchiaro e Fernando Sessé. A peça transpõe o universo do autor para o palco através de crônicas, cartas, contos, poemas, textos teatrais, depoimentos, música ao vivo e projeções.

Os ingressos para os espetáculos custam R$ 30,00 com 50% de desconto para estudantes, idosos e classe artística e podem ser adquiridos antecipadamente até 26 de setembro às 18h na Aldeia – Rua Santana, 252. De 27 a 30 de setembro, na bilheteria do Teatro do SESC a partir das 19h.

Mostra de Cinema – Cine Santander Cultural (entrada franca)
01/10 – DOMINGO
14h: exibição do filme “Sargento Garcia”, com Marcos Breda e direção de Tutti Gregianin.
14h20m: exibição do filme “Aqueles Dois”, dirigido por Sérgio Amon.
16h: bate-papo com os diretores de cinema Tutti Gregianin (“Sargento Garcia”) e Fabiano de Souza (cineasta, professor da PUC e autor do livro “Caio Fernando Abreu e o Cinema: o eterno inquilino da sala escura”).

Leitura dramatizada e mesas-redondas | Multipalco Theatro São Pedro 01/10 a 03/10 (entrada franca)
01/10 – DOMINGO – Sala de Música
18h30: Leitura dramatizada – “A Comunidade do Arco Íris”, única peça infantil de Caio Fernando Abreu
Elenco: Nora Prado, Gabriel Guimard, Catarina Conte, Débora Rodrigues, Marcelo Crawsho, Fred Vito, Elton Manganelli, Tom Peres, Suzy Weber e Léo Ferlauto. Direção de Suzana Saldanha

19h30: Mesa-redonda: “Caio F. entre o palco e as estrelas”
Participantes: Marcos Breda, Luís Artur Nunes e Amanda Costa. Mediador: Israel de Castro Fristch
Marcos Breda e Luís Artur Nunes vão falar sobre o teatro de Caio F. Abreu e Amanda Costa discorrerá sobre a relação de sua dramaturgia com a Astrologia.

02/10 – SEGUNDA FEIRA
19h: Mesa-redonda: “Caio F. Abreu contista / Caio F. Abreu romancista”
Participantes: Luís Augusto Fischer e Homero Araújo | Mediador: Luís Francisco Wasilewski
Luís Augusto Fischer discorrerá sobre “o conto na obra de Caio F. Abreu” e Homero Araújo focará especificamente o romance “Onde andará Dulce Veiga?”.
Luís Augusto Fischer e Homero Araújo são professores do Instituto de Letras da UFRGS que têm se dedicado ao estudo da obra de Caio F. Abreu e orientado trabalhos de pós-graduação sobre a mesma.

20h30: Mesa-redonda: “Questões em Caio F. Abreu: o humor, a autoficção e a tradução”.
Participantes: Luís Francisco Wasilewski, Israel de Castro Fritsch e Ed Moreno. Mediador: Marcos Breda
Luís Francisco Wasilewski abordará o humor nas cartas de Caio F. Abreu. Israel de Castro Fritsch focará a questão da autoficção na obra de Caio F. Abreu e Ed Moreno discutirá a questão da tradução a partir do conto “Pela Noite”.
Luís Francisco Wasilewski estuda o humor nas cartas de Caio em seu pós-doutorado. Israel de Castro Fritsch elabora dissertação de mestrado na UFRGS sobre a autoficção na obra de Caio. Ed Moreno está traduzindo o conto “Pela Noite” para o inglês, em estudo realizado na Universidade “La Trobe University” de Melbourne, Austrália.

03/10 – TERÇA FEIRA
19h30: Mesa-redonda: Caio F. Abreu: ficção, drama e memórias
Participantes: Regina Zilberman, Maria da Glória Bordini e Márcia Ivana Lima e Silva. Mediador: Luís Artur Nunes
Mária da Glória Bordini abordará a obra ficcional de Caio, Regina Zilberman focará a obra teatral e Márcia Ivana Lima e Silva discutirá o componente memorialista na obra do autor.
As três participantes são professoras do Instituto de Letras da UFRGS, estudiosas da obra de Caio F. Abreu, e vêm orientando trabalhos de pós-graduação sobre a mesma.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

Mulher de Hugh Jackman o proibiu de trabalhar com Angelina Jolie
Encontrada morta a atriz de “Namorada de Aluguel”
https://www.osul.com.br/festival-em-homenagem-a-caio-fernando-abreu-promove-sua-primeira-edicao/ Festival em homenagem a Caio Fernando Abreu promove sua primeira edição 2017-09-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar