Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Fidel Castro critica declarações de Obama em Cuba

Compartilhe esta notícia:

Ex-presidente de Cuba escreveu um artigo (Foto: AP)

O ex-presidente cubano Fidel Castro afirmou nesta segunda-feira (28) que Cuba não necessita que “o império” lhe presenteie com nada e que o povo deste “nobre e abnegado país” não renunciará “à glória, aos direitos e à riqueza espiritual que ganhou com o desenvolvimento da educação, da ciência e da cultura”.

“Não necessitamos que o império nos presenteie com nada. Nossos esforços serão legais e pacíficos, porque é nosso compromisso com a paz e a fraternidade de todos os seres humanos que vivem neste planeta”, declarou Castro em artigo publicado nos veículos de imprensa oficiais da ilha intitulado “Irmão Obama”.

O líder cubano, de 89 anos, analisa em sua “reflexão” o discurso que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez na terça-feira (22) ao povo cubano durante sua visita à ilha, a primeira de um líder americano à Cuba revolucionária. “Somos capazes de produzir os alimentos e as riquezas materiais que necessitamos com o esforço e a inteligência de nosso povo”, ressaltou o líder da revolução cubana em sua primeira reação à visita de Obama.

Sobre as declarações de Obama a favor de “esquecer o passado e olhar para o futuro”, Castro considera que ele utilizou as “palavras mais açucaradas” e afirma que os cubanos correram “o risco de um infarto” ao escutar o presidente dos Estados Unidos falar de cubanos e americanos como “amigos, família e vizinhos”.

“Após um bloqueio impiedoso que durou quase 60 anos e diante dos que morreram nos ataques mercenários a embarcações e portos cubanos, além de invasões mercenárias, múltiplos atos de violência e de força?”, questionou Fidel. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Casa Branca teve uma semana de caos com o anúncio de tarifas e a saída de uma assessora
Duas em cada três vítimas de feminicídio no País foram mortas dentro da sua própria casa
https://www.osul.com.br/fidel-castro-critica-declaracoes-de-obama-em-cuba/ Fidel Castro critica declarações de Obama em Cuba 2016-03-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar