Domingo, 15 de Dezembro de 2019

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Partly Cloudy

Capa – Caderno 1 Fifa pressiona Irã para permitir mulheres em estádios de futebol

As iranianas não podem ir aos estádios quando times masculinos estão jogando desde a Revolução Islâmica de 1979. (Foto: Ali Jarekji/ Reprodução Agência Brasil)

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, enviou uma carta à Federação Iraniana de Futebol (FFIRI) pedindo que o país permita o acesso de mulheres a estádios de futebol. A medida veio depois de esforços combinados de grupos de pressão de dentro e de fora do Irã apoiados por jogadores veteranos e pelo ex-técnico da seleção Carlos Queiroz.

A ideia é de que as mulheres do país possam assistir aos jogos da seleção iraniana pelas eliminatórias da Copa do Mundo na República Islâmica neste ano. Infantino pediu que se entregue à Fifa um cronograma que resulte na permissão para que elas comprem ingressos para as partidas, que começam em 5 de setembro.

“Embora estejamos cientes dos desafios e das sensibilidades culturais, simplesmente temos que continuar progredindo, não somente porque o devemos às mulheres de todo o mundo, mas também porque temos a responsabilidade de fazê-lo, conforme os princípios mais básicos estabelecidos nos Estatutos da Fifa”, escreveu Infantino ao presidente da FFIRI, Mehdi Taj. A Federação não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre o assunto.

Entenda
Embora estrangeiras tenham tido acesso limitado aos jogos, as iranianas não podem ir aos estádios quando times masculinos estão jogando desde a Revolução Islâmica de 1979. Surgiram sinais de que a situação está mudando quando um grupo de mulheres teve permissão para assistir à final da Liga dos Campeões da AFC em Teerã, em novembro.

Voltar Todas de Capa – Caderno 1

Compartilhe esta notícia:

Cão espera em hospital por dono que já morreu nos EUA
Sabe quem são Kannemann e Geromel? Conheça a história dos gêmeos nascidos em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar